Odemira: Inauguração da sede oficial “A Vida Vale”
Nota de Imprensa:
A Fundação Odemira, convida a população a participar no dia aberto de “A Vida Vale” e inauguração da sede oficial, no próximo dia 1 de Março, em Vale Touriz, Odemira, entre as 11h e 19h.
O evento pretende assinalar o primeiro ano de implementação do projecto que superou os objectivos delineados intervindo junto de mais de duas centenas de idosos e, também, apresentar as novas metas para 2012.
Numa altura em que as estatísticas revelam números assustadores de idosos que vivem isolados e na solidão, a Fundação Odemira através de “A Vida Vale” recuperando uma antiga escola primária em Vale Touriz, Odemira, vai fixar a sede do projecto nesse local, que vai estar aberta todos os dias, onde os idosos se podem deslocar para solicitar informações ou simplesmente passarem uma tarde de convívio participando em diversas actividades de cultura e lazer. Será,sobretudo um local repleto de calor humano que lhes permita aprender a valorizar o tempo e a vida. A recuperação da escola é, também, um contributo para a valorização do património e atribuir-lhe uma funcionalidade útil para a população.
Paralelamente à inauguração, para assinalar o primeiro aniversário vão decorrer durante todo o dia jogos tradicionais , teatro, música, dança, yoga do riso, leitura de poesia e histórias. O grupo coral do projecto vai apresentar também as canções aprendidas no ateliê de canto. Realizar-se-á um almoço convívio e o dia terminará com um baile.
Até ao momento, 70 idosos abrangidos pelo projecto já confirmaram a sua presença. A possibilidade de sairem de casa, confraternizarem, alterarem as suas rotinas é mais um factor de motivação para esta comunidade. As actividades estão abertas aos familiares dos idosos e população em geral, mais do que mostrar o trabalho que está a ser desenvolvido, é uma forma de aproximar e sensibilidar para esta realidade, uma vez que um projecto social terá cada vez mais eficácia com o envolvimento de todos.
O projecto está cotado na Bolsa de Valores Sociais, que permite a todas entidades e particulares apoiarem esta causa a partir de 10 euros por ação.