Olivença: Associação inicia novas reuniões com partidos para saber posição oficial do Estado português
O Grupo de Amigos de Olivença inicia hoje, numa audiência com o PCP, uma nova ronda de contactos com os grupos parlamentares sobre a falta de uma tomada de posição oficial do Estado português sobre aquele “território ocupado”.
Gonçalo Feio, presidente da associação, adiantou à Lusa que o objetivo é fazer cumprir uma resolução aprovada em 2004 pela Assembleia da República que indicava a ida do ministro dos Negócios Estrangeiros ao Parlamento para “afirmar inequivocamente a posição do Estado”.
“Como não houve seguimento prático, nenhum dos ministros dos Negócios Estrangeiros se deslocou ao hemiciclo para o fazer, efectuámos contactos para relembrar o compromisso assumido em plenário e perguntar como estão os trabalhos a este respeito”, explicou o representante.
O Grupo de Amigos de Olivença admite que o assunto é complexo e “suscita melindre”, mas lembra que Portugal tem um “excelente relacionamento político e diplomático” com Espanha, pelo que não haverá motivo para não abordar o tema nas cimeiras luso-espanholas anuais.
“Portugal tem tido uma posição que se confunde com alguma delicadeza diplomática e alguma subserviência. Dois bons amigos devem discutir os assuntos cara a cara”, defendeu o presidente.
Nesta nova ronda, o PCP foi o único partido a responder à associação, mas Gonçalo Feio referiu que, ao longo dos seis anos, não houve nenhum partido com assento parlamentar que não tivesse recebido o grupo pelo menos uma vez.
Ainda assim, acrescentou, o grupo está “habituado a um certo esquecer”.
O Grupo dos Amigos de Olivença, criado em 1938, tem apelado aos governos de Lisboa e Madrid para iniciarem conversações que conduzam à reintegração de Olivença em Portugal.
Olivença, historicamente disputada por Portugal e Espanha, está localizada na margem esquerda do rio Guadiana, encontrando-se a 23 quilómetros da cidade portuguesa de Elvas e a 24 quilómetros da espanhola Badajoz.
ROC/FR.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***
Lusa/Tudoben

