Politécnico de Portalegre participa em projeto Erasmus+ classificado como “boa prática”

Views: 125

É positivo o saldo final do projeto europeu 3Economy+, desenvolvido no último triénio por um consórcio de três instituições de Ensino Superior públicas de Portalegre, Melilla e ilha de Malta. Além de ter sido distinguido pela Comissão Europeia como “Good Practice Example”, o projeto obteve agora a classificação final de 92 pontos em 100, atribuída pela agência nacional de Espanha para a gestão do programa Erasmus+ (SEPIE).

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Portalegre, a Universidade de Granada – campus de Melilla e a Universidade de Malta uniram-se com vista a contribuir para o combate ao desemprego jovem, nos territórios periféricos em que estão sedeadas.

3Economy+ foi desenvolvido com o propósito de proporcionar um complemento à formação dos estudantes de cursos de Marketing e de Gestão, fornecendo competências adicionais nas áreas da Economia, Marketing e Património/Turismo, aplicadas nas regiões onde estão implantadas as instituições promotoras.

Este projeto envolveu alunos, professores e empresas da envolvente regional das três IES parceiras. Desenvolveram-se atividades formativas quer à distância, através de uma plataforma criada expressamente para o efeito, quer em programas intensivos presenciais. Todos os alunos envolvidos tiveram também uma componente de prática em contexto de trabalho que, mesmo em período de pandemia, conseguiu ser realizada em pleno. A nível local, há a salientar a colaboração com a BioBIP, Ecrã Cúbico, S2R, Turismo do Alentejo, FINAO Biotech e Entogenex.

A totalidade do projeto foi desenvolvido em três línguas – espanhol, inglês e português – no que respeita às atividades de aprendizagem e aos materiais produzidos. A par do plurilinguismo, fomentou-se o trabalho em equipa e o uso das tecnologias.

Em termos de produtos intelectuais produzidos no âmbito do projeto, foram publicados três livros em duas editoras internacionais que estão no Top15 do ranking SPI – Scholarly Publishers Indicators in Humanities and Social Sciences. Foi também editado um volume de Proceedings relativamente ao programa intensivo realizado em Portalegre e produzidos vídeos de especialidade, para complemento formativo dos alunos nas áreas científicas matriciais do projeto.

A candidatura a financiamento europeu foi submetida em Espanha pela Universidade de Granada, que coordenou o projeto. O Politécnico de Portalegre tem um considerável histórico de cooperação internacional com esta Universidade, em várias áreas científicas, envolvendo intercâmbios de alunos para estudos e estágios e intercâmbio de docentes, além de cooperação científica desenvolvida por docentes das duas IES.