Portalegre: “Carta de Ética de Turismo Cultural”.

Views: 187

O Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre acolheu hoje, dia 6 de junho, a conferência “Carta de Ética de Turismo Cultural”, inserida no Ciclo de Conferências para o Desenvolvimento e Cultura “Politécnico da Primavera”.

Proferida pelo Professor Doutor António Ventura, esta conferência abordou a visão histórica e actual do turismo no país e em particular, nesta região.
Ao longo dos tempos, muitas foram as pessoas dos mais variados pontos do globo que passaram por este território e o descreveram das mais variadas perceptivas.
Diversos registos como pinturas, livros e até histórias imaginárias ficaram registadas como memória e identidade deste território.
Nos dias de hoje e com o turismo a pulsar no nosso país, é importante ter consciência de que o património cultural é o resultado da evolução histórica e cultural, da identidade, e como tal, devemos ser guardiões da nossa identidade e parte fundamental para a sua preservação.
É também fundamental preservar a identidade sob o seu carácter universal, como parte de toda a humanidade, o que nos distingue e aproxima, sendo que o turismo liga as pessoas à civilização que lhes deu expressão, constituindo um encontro com uma nova cultura, diferente, aumentando o conhecimento e consciência, enriquecendo a personalidade e vencendo preconceitos.
É uma forma também de criar laços, amizade e solidariedade entre os povos, promovendo a paz.
Importante também é a sua preservação, cuidado e respeito pelos legados históricos, cuja conservação é dispendiosa.
A formação dos agentes turísticos é outro ponto de extrema importância, tanto para a transmissão da história, mensagem, imagem do local, bem como da valorização a que devem sensibilizar os turistas.
Por último e não menos importante, foi referido ainda nesta conferência o profissionalismo de hospitalidade, tanto no que diz respeito ao alojamento, quer à informação disponibilizada, devendo consciencializar os turistas da cultura, hábitos e costumes, tradições, crenças e princípios existentes nas regiões.

O ciclo de conferências “Politécnico da Primavera” resulta de uma parceria entre o Politécnico de Portalegre; o IDECI – Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência; a Câmara Municipal de Portalegre e a União de Freguesias da Sé e São Lourenço.

CMP