Portalegre escolhida para acolher o 1º Congresso Internacional Alentejo: Património do Tempo

Potenciar o Património e a Cultura do Alentejo é o objectivo primordial
Portalegre foi a cidade escolhida para a realização do 1º Congresso Internacional Alentejo: Património do Tempo que ocorre nos dias 15 e 16 de Abril no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre. Esta iniciativa é desenvolvida pelo Turismo do Alentejo, ERT e é gratuita mediante inscrição prévia.
Para Adelaide Teixeira, vereadora da Câmara Municipal de Portalegre com o pelouro do turismo e cultura, “Esta é uma escolha que nos parece óbvia uma vez que Portalegre tem uma riqueza patrimonial vastissima que vai desde as famosas Tapeçarias de Portalegre aos conventos, igrejas, museus até ao próprio edificio da Câmara que foi recentemente recuperado, e que inclusivé, foi distinguido com o prémio de Valorização Turística do Turismo de Portugal. Estamos muito honrados que a primeira edição deste congresso se realize em Portalegre”.
Portalegre está a a fazer uma grande aposta na reabilitação do seu património, nomeadamente no centro histórico e na reabilitação da antiga fábrica Robinson que em breve se converterá no Espaço Robinson, um projecto da Fundação Robinson assinado pelo arquitecto Souto Moura que visa preservar o património arqueológico – industrial, salvaguardar as memórias e acima de tudo levar as pessoas a serem uma componente activa do espaço. Este será um centro cultural dinâmico e inovador construido aproveitando estruturas conventuais do século XIII.
Acerca do 1º Congresso Internacional Alentejo: Património do Tempo
Este evento nasce com o objectivo de contribuir para uma maior variedade de produtos de Touring Cultural na região do Alentejo, fortalecendo e explorando, com benefícios económico-sociais concretos, todo o potencial do património e da cultura desta zona do país.
Esta iniciativa conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais provenientes do Reino Unido, de França e da Jordânia, que debatem a “Fruição do Património em Portugal: o Estado da Arte”, “Dos Recursos aos Produtos”, a “Criação Artística Contemporânea como forma de revitalização patrimonial”, o “Branding Cultural e Operacionalização”, e ainda, a “Comercialização Turístico-Cultural”.
Durante o Jantar do Congresso, dia 15, serão atribuídos os Prémios Turismo do Alentejo 2011 em nove categorias: Melhor Empreendimento Turístico, Melhor Animação Turística, Melhor Turismo Rural, Melhor Enoturismo, Melhor Evento, Melhor Operador Incoming, Melhor Gastronomia, Comunicação Alentejo e Melhor Projecto Público.

