Portalegre: Homenagem a José Régio – ESECS

Views: 77

Na tarde de ontem, dia 8 de outubro, decorreram na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais dois eventos, integrados na Evocação do Cinquentenário da morte do poeta José Régio.
No átrio da Escola Superior, foi inaugurada a placa de homenagem ao prof. José Maria dos Reis Pereira, no exato dia em que se comemoravam 90 anos do seu início como professor no Liceu Nacional de Portalegre, com a presença do Presidente do Instituto Politécnico, Albano Silva, da Presidente da Câmara Municipal, Adelaide Teixeira e da Comissária do Cinquentenário, Maria José D’ Ascensão.
De seguida, no Auditório do Escola Superior, decorreu o debate “O Professor Reis Pereira, moderado por Florindo Madeira (antigo aluno de Régio), com a participação dos também antigos alunos Augusto Costa Santos, Aurélio Bentes Bravo e Mário Freire, e ainda do professor que substituiu Régio no Liceu Nacional, Salgado da Fonseca, também seu amigo.
Nesta conversa falou-se, de forma pormenorizada e saudosa, sobre as relações aluno-professor (e também de amizade), que ligaram os intervenientes ao professor Reis Pereira e ao poeta José Régio.