Portalegre tem nove “Escolas Electrão” onde podem ser depositados equipamentos eléctricos usados

Views: 235

Portalegre tem nove “Escolas Electrão” onde podem ser depositados equipamentos eléctricos usados

 Nove escolas do distrito de Portalegre vão receber equipamentos eléctricos usados no âmbito da campanha “Escola Electrão”, que arranca com o início de mais um ano lectivo:

 

  • Escola Básica Cristóvão Falcão, Portalegre
  • Escola Básica da Corredoura, Portalegre
  • Escola Básica da Praceta, Portalegre
  • Escola Básica de Monte de Carvalho, Portalegre
  • Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Alter do Chão
  • Escola Básica n.º 1 de Elvas
  • Escola Secundária D. Sancho II, Elvas
  • Escola Secundária de Campo Maior
  • Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre

 

A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.

 

“Esperamos que o novo ano lectivo que ainda agora começou seja um marco em termos de recolha de equipamentos eléctricos nas escolas, o que seriam boas notícias para o ambiente. Isso significaria que estes aparelhos não seriam depositados nos contentores indiferenciados, não iriam poluir solos ou linhas de água, nem seriam desviados para operadores que não procedem à sua descontaminação”, alerta o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

Ao longo das últimas 10 edições a campanha “Escola Electrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos eléctricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

A 11ª edição desta iniciativa prolonga-se até junho de 2022. No total participam mais de 360 escolas.

 

OS PRÉMIOS PARA AS ESCOLAS

 

Como incentivo pelo trabalho de sensibilização, as escolas aderentes podem receber vales para a compra de novos equipamentos eléctricos, que são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de equipamentos recolhidos pela escola.

 

O desafio Repórter Electrão, um concurso de vídeos produzidos pelos alunos sobre o tema da reciclagem, é outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha que também dá direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.

 

Com os meios de acondicionamento e comunicação enviados pelo Electrão, as escolas aderentes incentivam alunos, professores, funcionários e pais a entregar equipamentos fora de uso, como forma de consciencializar para o papel de cada um na protecção do ambiente através da separação para reciclagem.