Portalegre: Tributo a José Régio assinala 25º aniversário do Centro de Estudos Regianos

Views: 64
Tributo a José Régio assinala 25º aniversário do Centro de Estudos Regianos
A Câmara Municipal de Portalegre e o Centro de Estudos Regianos de Vila Conde juntam-se, no dia 19 de janeiro, para promover a celebração do 25º aniversário de trabalho conjunto no estudo, investigação e divulgação, em torno de José Régio, com a presença do Professor Eugénio Lisboa.
Será toda uma jornada de trabalho dedicada a José Régio, uma personalidade literária singular que une as cidades de Vila do Conde e Portalegre, com um programa que inclui um Roteiro Regiano por lugares de Portalegre, uma visita guiada à Casa Museu, e um Colóquio onde será apresentado um número temático da Revista de Estudos Regianos acerca da “Figura Feminina na obra regiana” e desenhos de José Régio.
Para encerrar a sessão, estará presente o maior especialista da obra regiana, o Professor Eugénio Lisboa, que conheceu o autor em Portalegre em meados dos anos 50 do século passado e o considera uma das figuras maiores da literatura portuguesa.
Do programa consta ainda um Sarau de Poesia e Canto e uma mostra de desenhos fac similados de José Régio, que ficará patente na Casa Museu até 30 de março.
Para além de todo o trabalho de investigação, divulgação e estudo da obra de José Régio, o Centro de Estudos funciona também como Centro de Documentação e Informação, à disposição de leitores e investigadores nas áreas da literatura, filologia e cultura portuguesas do séc. XX.