“Portugal Sou Eu” nas escolas
Projeto “Consumidores do Futuro” já chegou a mais de 1000 alunos
Mais de 1000 alunos de 25 escolas do ensino básico, secundário e profissional responderam ao desafio da Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) para participarem no projeto “Consumidores do Futuro”, uma iniciativa que tem por objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a temática do “Portugal Sou Eu”, bem como para as implicações, para as empresas e consumidores de uma escolha informada da origem dos produtos nacionais.
Nas escolas básicas, os alunos são convidados a desenvolver um produto “Portugal Sou Eu”, utilizando recursos de origem nacional (matérias primas, ingredientes, etc). Nas escolas secundárias e profissionais, os alunos são convidados a criar um produto português, e filmar o processo produtivo contando a história do produto que desenvolveram.
Helena Caiado, responsável da AIP pela coordenação dos “ Consumidores do Futuro”, considera que “ o interesse que este projeto tem tido junto das camadas mais jovens surpreendeu-nos a todos. A problemática da incorporação nacional dos produtos é muito bem interiorizada pelos jovens de todas as faixas etárias e regiões do país. As nossas
expetativas relativamente aos trabalhos finais são elevadas porque sentimos um grande empenhamento e entusiasmo da comunidade escolar.”
A divulgação do prémio “Consumidores do Futuro” arrancou em novembro de 2013 contando já com 10 Concelhos das regiões do Norte, Centro e Alentejo, nomeadamente Portalegre, Castelo Branco, Caldas da Raínha, Crato, Niza, Elvas, Lisboa, Sabugal, Covilhã e Leiria. Até ao final de abril ainda haverá espaço para a participação de mais escolas, que entretanto manifestaram interesse.
Todos os trabalhos entregues no mês de maio, serão avaliados por um júri independente que selecionará o vencedor, por região, para ser apresentado no Fórum “ Portugal Sou Eu”, a decorrer em Outubro.
O prémio “Consumidores do Futuro” é o primeiro de uma série de iniciativas que os parceiros do “Portugal Sou Eu” pretendem levar a cabo junto das camadas mais jovens.

