Primeiro troço da ferrovia Elvas-Évora foi adjudicado

Views: 541

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, marcou presença, na manhã desta segunda-feira, dia 11, na cerimónia de adjudicação da empreitada de construção do novo troço Évora Norte/Freixo, que se realizou na vila de Redondo.

A iniciativa contou com as presenças do primeiro-ministro António Costa, do ministro das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Marques, do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, do presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, S.A, António Laranjo e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, além de outras entidades.

A obra, numa extensão de 20,5 quilómetros e num valor de 46,6 milhões de euros, tem um prazo de execução de 18 meses e engloba-se no Programa Ferrovia 2020. A futura ligação ferroviária entre Elvas e Évora vai ser construída em três troços por empreitadas distintas: além deste troço Évora Norte – Freixo, vão ser adjudicadas em breve as empreitadas dos troços Freixo – Alandroal e Alandroal – Elvas.

Uma vez concluída esta obra, a área logística do Caia vai ficar ligada por ferrovia aos portos de Sines, Setúbal e Lisboa.

Para António Costa esta “tem que ser mais uma oportunidade para que as empresas aqui se fixem e possam ver nesta infraestrutura uma melhor oportunidade de, instalados no Alentejo, terem melhores condições de exportar para a Europa ou exportar para todo o mundo a partir do Porto de Sines”.

CME