Recolha de óleos alimentares cria 2 mil e 500 postos de trabalho

Views: 499

Milhões de litros de óleos alimentares são, continuamente, evacuados no sistema de esgotos, aumentando o nível de poluição das águas. Foi a pensar nisso que a Fundação 1963 desenvolveu o Bio-Casa, um projecto que consiste na recolha de óleos alimentares porta a porta e que prevê, simultaneamente, a criação de cerca de 2 mil e 500 postos de trabalho. O projecto foi elaborado a pensar nos Bombeiros Voluntários do país.

O projecto Bio-Casa pretende dar um contributo para um mundo melhor. Através da associação entre vários parceiros, a finalidade é proceder à recolha de óleos domésticos com o intuito de os aproveitar e reciclar, evitando, dessa forma, que sejam despejados em águas fluviais. Esta acção possibilita, por um lado, a protecção da limpeza das águas e, por outro, a reutilização de óleos domésticos.

O Bio-Casa já está implementado em Espanha e está prestes a ser introduzido em França. Os objectivos do projecto são claros: recolher, até ao final do ano, 50 por cento da quantidade de óleos vendidos nas superfícies comerciais, o que representa cerca de 6 a 7 milhões de litros de óleo.

Será criada uma plataforma online para cada Corporação de Bombeiros através da qual poderá ser feita toda a gestão logística da recolha de óleos (registo dos diários de campo com resultados de recolha, encomenda de plásticos, consulta das estatísticas de recolha, etc.). O modelo desta plataforma pode ser visualizado em www.biocasa.templarte.pt/

A Fundação 1963, impulsionadora deste projecto, foi criada a 27 de Julho de 2010 e tem como objectivo a “realização, divulgação, gestão, promoção e execução de todo o tipo de evento; gestão e financiamento dos seus projectos; promoção de valores sociais e valores relativos à pátria lusitana, igualdade de oportunidades e não discriminação étnica”. O propósito da actividade da Fundação 1963 é lançar projectos com carácter de utilidade pública, envolvendo sempre a componente social. Mais informações em www.fundacao1963.com

Comments: 0