Projeto do Politécnico de Portalegre recebe Prémio Investigação, Inovação e Território 2023

Views: 168

O projeto do Politécnico de Portalegre “Ir Além – A inclusão social de NPT e o Desenvolvimento de territórios de baixa densidade” foi distinguido pelo Centro de Estudos Ibéricos, com o Prémio Investigação, Inovação e Território 2023.

Este prémio visa “distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”, de acordo com o seu regulamento, e consiste em apoio financeiro, no valor de 1750 euros.

Iniciado em 2020, o projeto agora premiado estuda a relação entre a inclusão social de imigrantes nacionais de países terceiros (NPT) relativamente à União Europeia e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, com vista a contribuir para a prática e para a política pública.

Do vasto trabalho que tem sido desenvolvido destaca-se a capacitação de 742 profissionais pelo país, o lançamento de dois livros: “Práticas e Políticas – Inspiradoras e Inovadoras com imigrantes” e “Trajetórias Sociais – Perceções da Condição de Imigrante” e a organização de eventos mobilizadores de especialistas no fenómeno das migrações, nacionais e internacionais.

Com financiamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), o projeto do Politécnico de Portalegre envolve uma equipa de investigadores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, estando a coordenação a cargo da docente Elisete Diogo.

Ao longo dos próximos meses, serão publicados, em revistas científicas, os resultados dos estudos efetuados no âmbito do projeto.