Protesto nu com mais de 100 activistas contra touradas em Pamplona
Comunicado:
PETA e AnimaNaturalis demonstram contra “Esporte Sangrento”

Pamplona, Espanha – Somente com tintas nas cores marrom, preta e vermelha sobre o corpo, ativistas e simpatizantes da organização de direitos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pelo tratamento ético dos animais) e AnimaNaturalis deitaram na rua 2 dias antes das “Corrida de Touros” em Pamplona. Eles formavam a imagem de um touro ferido, representando assim todos os animais feridos e mortos durante o festival.
Antes da “Corrida” os animais são castigados com eletrochoques e varas afiadas. Muitas vezes eles são dopados antes de serem soltos, fazendo com que corram em pânico pelas ruas escorregando e caindo várias vezes. Os touros são caçados por centenas de pessoas quando finalmente chegam à arena, onde completamente amedrontados são atacados por até 8 homens. Por uns 15 minutos os touros apanham e são torturados com punhais até o momento em que o matador lhes dá o golpe final com a espada. Muitos animais se afogam literalmente no próprio sangue quando o matador não acerta o golpe e assim perfurando somente os pulmões. Depois com a ajuda da “puntilla”, que é um pequeno punhal, a medula será mutilada na região da nuca e o animal arrastado para fora da arena – às vezes acontece de o animal ainda estar vivo neste momento.
A resistência espanhola contra touradas cresce. No ano passado o Parlamento Catalão votou com grande maioria pela proibição das touradas na região, depois que as autoridades apresentaram assinaturas de 180.000 moradores exigindo um fim ao massacre. Nas Ilhas Canárias as touradas foram extintas a 20 anos e vários estados espanhóis se manifestam contra o esporte sangrento. Uma pesquisa Gallup de 2009 mostra que 76% dos espanhóis não tem interesse em touradas.
“Torturar animais para nossa própria diversão é algo dos anos obscuros da Idade Média”, assim falou Mimi Bekhechi da PETA. “Se a Espanha quer ser vista como moderna nação europeia, tem que extinguir de vez este espetáculo vergonhoso de torturar lentamente um animal até a morte.”
Informações: PETA.org.uk.
Fotogafias:
1 http://blog.peta.org.uk/wp-content/uploads/2011/07/IMG_8463.jpg
2 http://blog.peta.org.uk/wp-content/uploads/2011/07/IMG_8587.jpg
3 http://blog.peta.org.uk/wp-content/uploads/2011/07/IMG_8456.jpg
4 http://blog.peta.org.uk/wp-content/uploads/2011/07/IMG_8500.jpg
5 http://blog.peta.org.uk/wp-content/uploads/2011/07/IMG_8503.jpg

