PSP: Carnaval em Segurança 2014

Views: 514

policiaNota de Imprensa: Carnaval em Segurança 2014 

 

Em 2013 a Polícia de Segurança Pública realizou 673 detenções nos 6 dias em que decorreu a Operação Carnaval em Segurança, numa média de 112 detenções por dia com um empenho significativo de recursos humanos e materiais.

Iniciaremos a Operação Carnaval em Segurança 2014 às 00h00 do dia 27 de fevereiro e concluiremos este empenho operacional no próximo dia 04 de março às 24h00.

É esperado neste período, entre outros compromissos operacionais, um reforço de visibilidade policial nos principais eixos viários, o incremento de ações direcionadas para a ausência do consumo de drogas e álcool principalmente junto aos estabelecimentos de ensino, a detenção de suspeitos e controlo da criminalidade contra o património (furtos e roubos) e o controlo incisivo na venda e comercialização de produtos pirotécnicos.

Nesta data reforçaremos, com os polícias afetos ao Programa Escola Segura e do Departamento de Armas e Explosivos, as ações de sensibilização para os perigos associados a esta quadra carnavalesca, mormente na vertente pirotécnica. Sobre este fenómeno, a Polícia de Segurança Pública está disponível para transmitir mensagens de sensibilização para a compra e utilização de artigos de pirotecnia e os cuidados a observar para uma utilização segura.

É importante ainda reforçar a necessidade de adequar as viagens de automóvel aos trajetos escolhidos, condições climatéricas nomeadamente condução com o piso molhado, transporte de crianças nos sistemas de retenção e velocidade média de circulação nas áreas urbanas e junto de escolas.

Na operação de 2013 malogramos a morte de 3 cidadãos (mais um que em 2012) e este ano tudo faremos, com o empenho dos meios humanos e materiais, para diminuir o número de acidentes de viação e as consequências destes. Considerando o atrás referido é garantido um aumento de operações de fiscalização de trânsito neste período, destacando-se com especial premência, a condução com velocidades excessivas e o consumo exagerado de álcool que serão convenientemente fiscalizados e os seus infratores responsabilizados.

Considerando a diminuição sustentada da criminalidade evidenciada no primeiro semestre de 2013 face a 2012, com valores na ordem dos 10% de decréscimo e identificando as tendências criminais analisadas para este período, a Polícia dará especial atenção à criminalidade associada aos furtos de metais não preciosos, furtos em residências (e áreas conexas), os roubos em farmácias e em estações de correios.

A PSP deseja a todos, um Risonho Carnaval.

Comments: 0