PSP PORTALEGRE: ESCOLA SEGURA ANO LETIVO 2018/2019

Views: 114

A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje, dia 12 de Setembro, a nível nacional e com o empenho humano e material dos seus Comandos Regionais da Madeira e dos Açores, Metropolitanos de Lisboa e do Porto e Distritais, a Operação Escola Segura – Ano Letivo 2018/2019.

Através do Programa Escola Segura (PES), a PSP aposta na prevenção, efetuando contactos individuais, ações de sensibilização, demonstração e visitas a subunidades policiais, consolidando-se, cada vez mais, como instituição fomentadora de iniciativas, projetos e parcerias direcionadas para a promoção de valores de civismo e cidadania junto da comunidade escolar, tendo em vista o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens.

O PES, no seu 24.º ano de vigência oficial, irá privilegiar temáticas como violência no namorobullying e cyberbullyingconsumo de álcool e drogas, segurança rodoviária e autoproteção. Esta prevenção será materializada através de ações preventivas, como apresentações/ações direcionadas para o público adolescente, bem como para o público infantil através das histórias “Eu Faço Como Diz o Falco”.

A PSP privilegiará a sua atuação no âmbito da prevenção da criminalidade e delinquência no interior e nas imediações dos Estabelecimentos de Ensino, bem como reforçará a sua presença nos percursos casa – escola – casa de alunos, professores, pais/encarregados de educação e dos auxiliares de ação educativa.

No âmbito da fiscalização rodoviária irá desenvolver particular atenção aos sistemas de retenção e segurança dos veículos de transporte coletivo de crianças (cintos de segurança e cadeirinhas), estando atentos aos principais fatores de risco (condução sob o efeito de álcool e estupefacientes, excesso de velocidade, condução sem habilitação legal, desrespeito das passadeiras, da sinalização junto às escolas, sistemas de retenção de crianças – cadeirinhas), complementadas por ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores em locais públicos e abertos ao público.

No ano lectivo passado, a PSP registou provisoriamente uma descida dos principais indicadores de insegurança objetiva, expressos nos seguintes resultados:

  • 3 110 ocorrências de cariz criminal;
  • 1 510 ocorrências de cariz não criminal;
  • 12 614 ações de sensibilização e
  • 12 359 contactos individuais.
  •  
  • PSP PORTALEGRE