Quatro concelhos do Distrito Évora impedidos de recorrerem aos serviços do Hospital de Elvas

Views: 858
Representantes dos Municipios - Elvas-C.Maior-Vila Viçosa-Alandroal - Borba - Estremoz
Representantes dos Municipios – Elvas-C.Maior-Vila Viçosa-Alandroal – Borba – Estremoz

Autarcas de vários municípios do distrito de Portalegre e de Évora estiveram ontem reunidos na Câmara do Alandroal para tratarem do problema que recentemente se levantou de o Hospital de Santa Luzia em Elvas não poder receber doentes dos concelhos vizinhos do Distrito de Évora

Após a reunião foram apresentadas as conclusões aos meios de comunicação da região

O Comendador Rondão Almeida em representação do concelho de Elvas começou por adiantar que aquele encontro tinha a ver com a falta de cumprimento da palavra dos Administradores da Saúde do Alentejo.

“Em 12 de Dezembro de 2013 o Sr. Presidente da Administração Regional de Saúde bem como a Srª Presidente da Unidade de Saúde Norte Alentejano garantiu aos autarcas presentes que estivessem descansados que as populações dos concelhos do Alandroal, Borba, Vila Viçosa e Estremoz, poderiam continuar a usufruir dos serviços prestados pelo Hospital de Santa Luzia. Ao tomarmos conhecimento por escrito que há orientações da USLNA que leva ao impedimento das populações destes quatro concelhos pertencentes ao Distrito de Évora para receber os serviços que até aqui lhes era prestado os autarcas mais uma vez em prol do interesse das populações tiveram de voltar a reunir-se”.

Segundo Rondão Almeida, será pedida uma audiência ao Secretario de Estado da Saúde e à Srª Presidente da Comissão do Grupo Parlamentar da área da saúde.

“Vamos desenvolver um abaixo-assinado para pedir à Assembleia da República 2 coisas: Primeiro a reclassificação do Hospital de Santa Luzia de Elvas, não faz sentido que esteja classificado como urgência básica quando todos os serviço que presta são médico-cirúrgico,  – raio x , análises e bloco operatório a funcionar 24h. O Segundo pedido vai no sentido de criar um diploma que permita às populações que possam optar pela unidade de saúde onde pretendam ser tratados. Não tem sentido haver uma população que fica a 10km do hospital e estejam a levar os doentes para mais de 100km”.

Ficou também decidido na reunião que será criada uma Comissão de Defesa do Hospital de Santa Luzia, que será presidida pelo Sr. Comendador Rui Nabeiro, e que haverá sessões de esclarecimento nos 7 concelhos.

Na conclusão final o Comendador Rondão Almeida referiu: “Caso qualquer destes pontos não tenham uma resposta e reponham tudo na mesma posição de há 15 dias atrás ou seja permitir que os doentes possam voltar a ser atendidos no Hospital de Elvas, em última analise os autarcas vão disponibilizar toda a logística para que seja possível uma grande concentração junto da Administração Regional de Saúde em Évora. Porque os Alentejanos são um povo de trabalho humilde mas não somos burros nem somos ignorantes”.

Comments: 2