Reguengos de Monsaraz apresenta exposição “Gabinete de Curiosidades”

Views: 803

exposicao_curiosidadesO Ciclo Santiago 2010, que decorre ao longo do ano na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, apresenta entre 23 de Março e 26 de Abril a exposição “Gabinete de Curiosidades”, de Ricardo Leal Gomes. Organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, a exposição, que pode ser apreciada todos os dias entre as 10h e as 18h, evoca a moda dos gabinetes de curiosidades nos séculos XVI e XVII, quando se coleccionavam uma multiplicidade de objectos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época, nomeadamente o animal, o vegetal e o mineral, além das realizações humanas.

Em geral, os gabinetes de curiosidades ou quartos de maravilhas eram uma exposição de curiosidades e achados procedentes de novas explorações ou instrumentos tecnicamente avançados, mas também poderiam ser amostras de quadros e pinturas, considerados como os precursores dos actuais museus de arte. Os gabinetes de curiosidades apareceram na Europa durante o Renascimento e tiveram um papel fundamental para o desenvolvimento da ciência moderna, embora reflectissem a opinião popular da época (não era raro encontrar sangue de dragão seco ou esqueletos de animais míticos). É indiscutível a sua importância no estudo precoce de certas disciplinas de biologia ao criar colecções de fósseis, conchas e insectos.

Ricardo Leal Gomes considera que “um dos pressupostos inalienáveis desta proposta (Gabinete de Curiosidades) é precisamente a manipulação sensível da matéria com vista à concretização de objectos artísticos. Apesar da virtualização crescente e aparentemente inexorável que assistimos nos dias de hoje em quase todos os domínios da vida, há uma relação com a matéria que nos é íntima e duradoura”.

CMRM
C.B.
Comments: 0