Reguengos de Monsaraz comemora 25 de Abril com exposição que apresenta episódios vividos pela população durante o Estado Novo

Views: 567
Estafeta

Os 37 anos da “Revolução dos Cravos” vão ser comemorados em Reguengos de Monsaraz com espectáculos musicais, desporto e exposições. Para assinalar a data, o Município de Reguengos de Monsaraz organizou um vasto programa que se inicia com a inauguração de duas exposições ao ar livre, no dia 23 de Abril, pelas 19h, na Praça da Liberdade.

“As Nossas 37 Histórias de Abril”, uma evocação das vivências sociais e políticas do Estado Novo, do dia 25 de Abril de 1974 e do pós 25 de Abril, apresenta um conjunto de episódios que aconteceram em Reguengos de Monsaraz, alguns deles contados por quem os viveu, como por exemplo com a censura e a PIDE, ou proibições e visitas oficiais de figuras do Estado Novo. A segunda exposição chama-se “Abril… O Nosso Olhar” e pretende mostrar a “Revolução dos Cravos” na perspectiva das crianças e dos jovens. As duas exposições vão estar patentes até ao dia 1 de Maio na Praça da Liberdade.

No dia 24 de Abril, pelas 22h, no Auditório Municipal, decorre o espectáculo “Memórias de Abril”, seguindo-se à meia-noite o lançamento de 25 morteiros. O programa comemorativo no dia 25 de Abril inicia-se às 8h30 com uma arruada pelas ruas da cidade pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que meia hora mais tarde vai interpretar os hinos do Município e de Portugal durante a cerimónia do içar das bandeiras, nos Paços do Município.

Pelas 9h15 realiza-se a homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, no Largo dos Combatentes, sucedendo-se às 9h30, na Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em S. Pedro Corval, a partida da 36.ª Estafeta dos Cravos. A partir das 10h30, no Auditório Municipal, decorre a Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 37.º Aniversário do 25 de Abril.

A fechar o programa, às 13h, no Centro Náutico de Monsaraz, realiza-se a “Festa de Abril”. Neste dia, segunda-feira de Páscoa, em que tradicionalmente as pessoas vão conviver para o campo, o Município de Reguengos de Monsaraz oferece um churrasco e um espectáculo com a actuação do grupo de música popular e tradicional alentejana Trovadores do Sul, acompanhado por Mário Moita.

O grupo Trovadores do Sul apresenta uma nova visão da música alentejana ao cantar temas menos conhecidos do cancioneiro, fruto de uma recolha por pequenas aldeias do Alentejo, com o objectivo de promover a região por Portugal e pelo mundo. A autarquia disponibiliza transporte para o convívio no Centro Náutico de Monsaraz a todos os munícipes que necessitarem, com partida às 12h30 da Praça da Liberdade.

Comments: 0