Reguengos de Monsaraz vai aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras

Views: 89

Reguengos de Monsaraz vai aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras

Reguengos de Monsaraz vai aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma estrutura permanente de colaboração entre os governos locais envolvidos com a Carta das Cidades Educadoras. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara realizada no dia 15 de maio e na Assembleia Municipal que decorreu no dia 28 de junho.

A Associação Internacional de Cidades Educadoras foi fundada em 1994 e integra 395 cidades de 14 países europeus, entre as quais 74 localidades portuguesas. Esta entidade conta também com oito cidades de cinco países em África, 63 cidades de 11 países americanos e 27 cidades de seis países na Ásia-Pacífico.

A Carta das Cidades Educadoras define que a cidade educadora tem como objetivo permanente aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes. O documento enuncia princípios em diversos domínios que a autarquia cumpre, tais como na educação com a realização de atividades intergeracionais através do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Túlio Espanca, a promoção da igualdade de oportunidades e do sucesso escolar com o Projeto + Sucesso de Ação Estratégica de Promoção do Sucesso Escolar e o apoio ao associativismo jovem.

 

Na área da cultura, o município realiza atividades que visam a disseminação de diferentes manifestações culturais, na ação social promove a inclusão através do Programa Escolhas – Criar Futuro 6ª Geração, tendo apresentado candidatura ao Programa Escolhas – Criar Futuro 7ª Geração, e no desporto fomenta a intergeracionalidade com o Programa Séniores a Mexer. A autarquia prevê e implementa igualmente políticas educativas amplas, com caráter transversal e inovador nas diversas modalidades de educação, existindo protocolos e parcerias com várias entidades e associações que enriquecem o processo educativo no concelho.

 

O Município de Reguengos de Monsaraz dispõe de diversos espaços, equipamentos e serviços públicos adequados ao desenvolvimento pessoal, social, moral e cultural dos munícipes, com especial atenção para a infância e a juventude.