RONCA – Mostra de Cinema de Elvas celebra a música e a identidade alentejana em Março
De 5 a 29 de Março, a cidade de Elvas volta a ser o palco da RONCA – Mostra de Cinema, uma iniciativa da Associação 7350 que, ao longo de quatro semanas, ocupará diversos espaços do centro histórico de quinta-feira a domingo. Nesta terceira edição, o festival encerra um ciclo de três anos dedicado à relação entre a banda sonora e a narrativa, através da secção “RONCA Especial”. O destaque vai para filmes biográficos de figuras centrais da música portuguesa e lusófona, como as Doce, António Variações, José Mário Branco e Cesária Évora.
Com este fecho de ciclo, a RONCA assume-se como ainda uma das poucas iniciativas no Alentejo focada na abordagem do património material e imaterial da região, servindo de pontapé de saída para uma reflexão profunda sobre a identidade alentejana no cinema. Neste âmbito, o Cine São Mateus recebe duas exposições imperdíveis: uma de Frederico Corado, com foco em filmes gravados no Alentejo, e outra do cineasta residente em Elvas, Leonel Brito. Este último realizador será também o protagonista da sessão de encerramento da Mostra, onde será exibida a sua longa-metragem com banda sonora de José Mário Branco.
A valorização do território estende-se ainda a uma sessão especial de curtas-metragens da geógrafa centenária elvense Raquel Soeiro de Brito, que serão apresentadas com acompanhamento musical ao vivo pela jovem Rita Barata. Além do ecrã, a mostra propõe outras experiências musicais, como as atuações no Hotel São João de Deus, onde o Coral Públia Hortênsia de Castro cantará Variações e Márcio Gago interpretará temas de Xutos & Pontapés. A programação inclui ainda uma viagem musical por Elvas no comboio turístico, conduzida por Raquel Guerra.
Reconhecido com o selo de interesse cultural, o projeto RONCA conta com o apoio institucional do Município de Elvas e o apoio estratégico da Alentejo e Ribatejo Film Commission. O evento beneficia também da colaboração da Cinemateca Portuguesa e do patrocínio local da Delta.

