Rota Vicentina candidata ao Prémio Welcome to Portugal

A Rota Vicentina, iniciativa das Casas Brancas, associação regional de pequenos empresários da área do turismo rural e de natureza, apresentou a sua candidatura ao Prémio Welcome to Portugal, galardão que pretende distinguir as iniciativas nacionais que promovam o Destino Portugal, e se constituam como um cartão-de-visita do país. O vencedor do Prémio, promovido pelo LIDE Turismo e Gastronomia, será anunciado dia 29 de Setembro, em Vilamoura.
Distinguir as iniciativas que envolvem as populações locais e que melhor promovem o Destino Portugal, cá dentro e lá fora, é o principal objectivo do Prémio Welcome to Portugal, promovido pelo subcomité LIDE Turismo e Gastronomia do LIDE Portugal. Trata-se de um galardão inédito em Portugal, que conta com a colaboração da Organização Mundial do Turismo, e que pretende premiar a iniciativa pública ou privada com relevância turística, que melhor envolva as populações locais e que tenha um elevado impacto na relação com os turistas, constituindo-se como um cartão-de-visita e uma referência que promova o Destino Portugal.
A Associação Casas Brancas nasceu em 2002 e compreende sócios das várias áreas do turismo, como restaurantes, alojamento, animação e actividades turísticas e de natureza, de Sagres a Grândola, passando pela Serra de Monchique. O objectivo da Associação é promover o turismo ecológico e rural em Portugal, especialmente no sudoeste alentejano e costa vicentina – pretendendo o desenvolvimento sustentado desta região -, através da promoção e desenvolvimento conjunto de uma rede de turismo de natureza, e organizando toda a oferta de forma elucidativa e atractiva para o público-alvo, nomeadamente internacional.
Debruçando-se especialmente sobre o reconhecimento internacional deste destino de alta qualidade, as Casas Brancas têm vindo a desenvolver o projecto SW Portugal, para promover lá fora a costa oeste do Alentejo e do Algarve, como uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras do sul da Europa, à qual é intrínseca toda uma região rural e cultura viva, que marcam a sua identidade e dinâmica.
Ao todo candidataram-se 35 iniciativas, de vários géneros e de todo o país. «O conjunto de candidaturas recebidas é revelador da riqueza da oferta do Turismo Nacional e das mais diversas formas de concretizar o envolvimento dos promotores e das iniciativas com a população local, visando proporcionar a quem nos visita experiências únicas que potenciarão não só novas visitas, como recomendações a familiares e amigos, que se constitui hoje o factor de decisão mais importante na escolha de um destino turístico», explica Manuel Fernando Espírito Santo, presidente do LIDE Turismo e Gastronomia
«A sua distinção no âmbito do Prémio Welcome to Portugal é o reconhecimento do trabalho efectuado e também um incentivo à concretização de novas iniciativas e à consolidação e progresso das já existentes», conclui o mesmo responsável.
Ao Prémio Welcome to Portugal candidataram-se: o Welcome Center Viseu; o Welcome Center Castelo Branco; a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria; o projecto Vamos Receber à Moda do Porto; diversos eventos turísticos da Madeira (Festas de Carnaval, Festa da Flor, Festival do Atlântico, Festa do Vinho da Madeira, Festival de Colombo, Madeira Nature Festival, Festas de Fim de Ano da Madeira) e o Distintivo Ambiental – Estabelecimento Amigo do Ambiente também da Madeira; o projecto Travel Health Experience; iniciativas do Tivoli Hotels & Resorts; o projecto de reconversão do Terreiro do Paço; iniciativas de turismo rural da Quinta do Sobral; iniciativas dos hotéis Porto Bay; Peixe em Lisboa; Ollem Turismo Fluvial; a Festa da Nossa Sra. do Fetal; a Bioria – Rede de percursos pedestres e cicláveis do concelho de Estarreja; o Mercado Medieval de Óbidos; o Festival do Chocolate de Óbidos; o Lugar dos Afectos; a Feira Nacional do Cavalo; o Enterro do Bacalhau do Soutocico; a iniciativa Different Portugal; iniciativas do Convento do Espinheiro; o Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra; o Casas Brancas – turismo rural na costa alentejana e vicentina; o Carnaval de Torres Vedras; as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada; Adega do Fidalgo; Parques de Sintra; e actividades de enoturismo na Herdade do Esporão.
O júri, que irá analisar as candidaturas nas próximas semanas, é constituído pelo presidente da Bolsa de Turismo de Lisboa, e representantes do Turismo de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), da TAP, do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia, da Midlandcom, da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), e dos media partners, RTP e Publituris.

