Sexo feminino acalora dádiva de sangue em Castelo de Vide

Views: 473

Nota de Imprensa:

No primeiro sábado de Fevereiro a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – realizou mais uma colheita. Foi em Castelo de Vide, no edifício do Centro de Saúde. Dirigiram-se ao local da dádiva 54 voluntários, contabilizando as mulheres 28 acalentadoras presenças (51,9%).

Como é do conhecimento geral os eventuais dadores são primeiro avaliados clinicamente e, nesta ocasião, nem todos estavam em condições de se solidarizarem disponibilizando parte do seu precioso tecido humano. Como tal foram armazenadas 42 unidades de sangue.

Novos dadores foram contabilizados cinco, dos quais quatro mulheres.

Já o Registo Português de Dadores de Medula Óssea somou duas novas inscrições.

O almoço convívio foi comparticipado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e teve lugar num restaurante da vila.

António Eustáquio, da ADBSP, referiu-nos que esta foi mais uma brigada muito positiva dado o numero de pessoas que envolveu. Aliás as últimas acções levadas a cabo pela ADBSP têm decorrido com a bitola de afirmativa adesão por parte dos dadores de sangue. Uma realidade a sublinhar e merecedora de gáudio para todos, em especial os doentes que necessitam de ser transfundidos.

Assinalou ainda o Presidente da Associação de que em Castelo de Vide os homens, desta vez, se deixaram ultrapassar pelas mulheres, sinal de que, cada vez mais, estas ocupam uma parte importante da grande família dos dadores de sangue.

Ainda em Fevereiro

Outras brigadas a serem levadas a cabo pela ADBSP são: 16 de Fevereiro no Centro de Saúde de Montargil, numa acção em parceria com o grupo de Motards local; 23 de Fevereiro no Centro de Dia de São Salvador da Aramenha, Marvão.

Fica a sugestão para que compareça num dos locais indicados. Sempre aos sábados, entre as 09.00 h e as 13.00 horas.

JR