Sines conquista seis Bandeiras Azuis em 2020

Views: 147

Sines recebe seis Bandeiras Azuis em 2020

 

Cinco praias do concelho de Sines recebem este ano a Bandeira Azul, galardão também atribuído ao porto de recreio de Sines na categoria de marinas.  As bandeiras azuis para 2020 foram anunciadas no dia 20 de maio, Dia do Mar e da Marinha Portuguesa, no Aquário Vasco da Gama, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, destaca que «voltou a ser atribuído o galardão de qualidade balnear às praias Vasco da Gama, S. Torpes, Vieirinha / Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro»«Será uma época balnear atípica, com novas exigências ao nível sanitário, mas tudo faremos para que o público continue a usufruir a nossa costa e o possa fazer em segurança», diz o autarca.

Num ano de circunstâncias extraordinárias, devido à pandemia da Covid-19, o júri adaptou os critérios de atribuição das bandeiras, reforçando a importância da componente de sensibilização e da implementação de medidas de distanciamento físico e higienização dos espaços e equipamentos.

No anúncio das bandeiras, a ABAE refere: “Sabemos que o turismo de sol e praia não será o mesmo, seja pelas precauções de segurança, seja devido à necessidade de reverter o processo de degradação de ecossistemas. Assim, além de repensar os usos da orla costeira, temos o dever de continuar o trabalho de Educação Ambiental para a sustentabilidade, com de mais de 30 anos, e que encontra nesta pandemia um enorme desafio no que respeita às zonas balneares, criando as condições para podermos continuar a desfrutar das nossas praias de uma forma segura e sustentada”.

Em 2020, o mote das atividades é “De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”, estimulando a mudança da forma como nos relacionamos com o mar e com os outros, da forma como usufruímos da praia e da forma como nos comportamos social e ambientalmente.