Sines: Rephase lança portal de conteúdos para telemóvel
A empresa Rephase lança a plataforma Music2Mobile, onde se pode vender e partilhar conteúdos multimédia.
A empresa Rephase é responsável pela criação da plataforma Music2Mobile (M2M), que tem como objectivo principal criar novos canais de venda de conteúdos multimédia.
A M2M é um portal web (www.m2m.com.pt) e wap (http://m.m2m.com.pt) que permite a qualquer criador ou produtor de conteúdos multimédia (músicas, vídeos ou imagens) comercializar os seus conteúdos para o telemóvel e computador.
Sobre a máxima “o telemóvel é o melhor amigo do homem”, João Duarte, gestor da Rephase, explica com maior detalhe a utilidade desta ferramenta “a nossa plataforma inovadora servirá como meio de distribuição de conteúdos, sendo que a gestão dos mesmos é realizada pelo utilizador. Portanto, qualquer músico, fotógrafo, designer, realizador, produtor ou editores pode vender os seus conteúdos multimédia para telemóvel e computador de uma forma simples,
segura e rentável.”
Segundo informação disponibilizada pela Rephase, qualquer indivíduo poderá vender os seus conteúdos registando-se gratuitamente no portal. Já quem pretender comprar um conteúdo terá de se registar, como fã, no respectivo sítio da internet e o pagamento poderá ser processado através de PayPal ou através de mensagem por telemóvel (SMS).
A Rephase aponta ainda várias vantagens inerentes à utilização desta plataforma, ao considerar que este portal é “a única plataforma que permite vender músicas, vídeos e imagens directamente para o telemóvel de uma forma independente, prática e rentável.
Outra vantagem é que basta enviar uma mensagem por telemóvel para receber o conteúdo. A M2M permite também
uma maior flexibilidade de venda de conteúdos durante concertos e permite a divulgação de notícias e eventos.” A empresa esclarece ainda que o registo na plataforma não ocasiona nenhuma fidelização ou subscrição.
“O criador e produtor de conteúdos tem acesso à informação, em tempo real, das vendas efectuadas, faz a gestão de conteúdos e estes poderão ser partilhados também nas redes sociais e sites”, acrescenta o gestor da Rephase.
João Duarte explica os objectivos a curto prazo da empresa “pretendemos crescer dentro do sector de conteúdos para telemóvel alargando a nossa plataforma a outro tipo de conteúdos como jogos e software para telemóvel, por exemplo.”
A ideia deste projecto (plataforma M2M) foi apresentada no evento Portugal Tecnológico, realizado em Setembro de 2010 na FIL (Feira Internacional de Lisboa) e lançada no Centro Cultural de Belém (CCB) no âmbito do Prémio João Aguardela, em Outubro de 2010.
A Rephase é uma empresa de distribuição digital de conteúdos, criada por jovens empreendedores e com sede no SinesTecnopolo. Pelo seu carácter inovador, a Rephase, venceu dois prémios de empreendedorismo atribuídos pela CCP-Confederação de Comércio e Serviços de Portugal e pela UTL-Universidade Técnica de Lisboa.

