Sines:Artlant premeia trabalhos de crianças e jovens sobre Segurança no Trabalho
Iniciativa “Mãos Seguras – Hands Safety” pretendeu promover na família os valores da segurança no trabalho e foi realizada junto de jovens descendentes de colaboradores envolvidos na construção da nova fábrica de Sines.
A ARTLANT PTA distinguiu cerca de uma dezena de crianças e jovens pelos trabalhos artísticos desenvolvidos sobre o tema da segurança no trabalho. Este concurso enquadra-se na iniciativa “Hands Safety”, que tem como objectivo promover os valores da segurança no trabalho e incentivar os colaboradores que participam na construção a seguirem as melhores práticas.
Luís Barrinha, Director de Segurança da ARTLANT, afirma; “A segurança no trabalho é uma prioridade da ARTLANT e que tem merecido uma grande atenção de todo a organização. Com esta iniciativa, e beneficiando do ‘poder’ dos jovens, conseguimos sensibilizar os colaboradores envolvidos no projecto da nova fábrica para a importância de comportamentos de segurança e para o uso de Equipamento de Protecção Individual de forma adequada, nomeadamente luvas. Conseguimos sensibilizar que a nossa segurança tem impacto no nosso bem-estar e no bem-estar da nossa família”.
O concurso, que envolveu os filhos dos cerca de 1500 trabalhadores na obra, distinguiu 11 trabalhos apresentados no conjunto das várias categorias.
Beatriz Paiva, de seis anos, foi a grande vencedora entre os mais novos, com o trabalho “Não Esqueça, Use Luvas, Seja Feliz”. Maria de Lurdes de Carvalho Jouret, de 11 anos, venceu no escalão entre os 8 e os 11 anos com o poster “Se das suas mãos quer cuidar, as luvas deve utilizar”, enquanto Catarina Bordalo ganhou na categoria dos mais velhos, até aos 15 anos, com o seu trabalho “Não Deixe a Vida Fugir Pelas Mãos”.
A ARTLANT PTA celebrou em Julho o alcançar de 1 milhão de horas trabalhadas sem acidentes com baixa, um resultado que traduz a adopção das melhores práticas em todas as actividades desenvolvidas na ARTLANT.
A ARTLANT está a desenvolver um dos principais projectos industriais em Portugal, dedicado à produção de PTA (ácido tereftálico purificado), num investimento superior a 500 milhões de euros. A fábrica de Sines estima uma exportação de 95% do volume de produção e prevê a criação de cerca de 400 postos de trabalho directos e indirectos, sendo que em ano cruzeiro a facturação anual poderá superar os 600 milhões de euros.
Lista dos premiados:
Grupo 0-7 anos
1º Beatriz Paiva (6 anos)
2º Aylen Ortega (7 anos)
3º Gabriela Alexandra Candeias Santos (7 anos)
3º Daniela Clemente Metrogos (7 anos)
3º Zofia Krzysztofik (2 anos)
Grupo 8-11 anos
1º Maria de Lurdes de Carvalho Jouret (11 anos)
2º Zuzanna Krzysztofik (8 anos)
3º Beatriz Araújo Pinto da Fonseca (11 anos)
Grupo 12-15 anos
1º Catarina Bordalo (13 anos)
2º Gabriel Vitória (13 anos)
3º Mariana Duarte Moura (13 anos)

