Telemedicina: 138 mil teleconsultas no Alentejo

Views: 841

Cerca de 138 mil teleconsultas realizadas no Alentejo é o histórico do Programa de Telemedicina da região, com capacidade para duplicar a sua produção, segundo o coordenador regional, Dr. Luís Gonçalves.

O programa, iniciado em 1999 com a implementação de teleconsultas por videoconferência nos distritos de Évora e Beja, constituiu um projeto pioneiro a nível nacional. O êxito da iniciativa levou a Administração Regional de Saúde a ampliá-la ao distrito de Portalegre em 2008, investindo no melhoramento das plataformas tecnológicas.

As atuais 26 plataformas de telemedicina, que ligam Hospitais e Centros de Saúde do Alentejo em rede, permitem que doentes de várias especialidades sejam observados, diagnosticados e tratados o mais próximo possível da sua casa ou do seu local de trabalho.

Serpa, Castro Verde, Moura e Odemira (distrito de Beja), Alandroal, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa (distrito de Évora), Castelo de Vide, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Campo Maior (distrito de Portalegre) são as localidades em cujos centros de saúde funcionam as teleconsultas.

As especialidades envolvidas na telemedicina são cardiologia, dermatologia, neurologia, fisiatria, pediatria, cirurgia geral, medicina interna, diabetes, traumatologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia e oncologia.

Teleformação em Endocrinologia: de Évora para todo o Alentejo

Com início às 9 horas da próxima sexta-feira, 7 de outubro, o Prof. Doutor Alberto Galvão Teles e outros especialistas em Endocrinologia participam no I Congresso NEDO de Endocrinologia por Teleformação, com transmissão a partir do Hospital Central de Évora para os Hospitais de Beja, Elvas, Litoral Alentejano e Portalegre e para os Centros de Saúde de Marvão, Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal e Almodôvar.

A iniciativa destina-se a médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, auxiliares de ação médica e funcionários administrativos, beneficiando dezenas de profissionais de saúde.

texto conforme a nova grafia do português

Programa do Curso em: http://www.hevora.min-saude.pt/images/stories/destaques/2011-10/cartaz_endocrinologiaI.pdf

Comments: 0