TRAÇO-Festival de Desenho do Alentejo

Views: 178
TRAÇO- Festival de Desenho do Alentejo em Elvas de 4 a 7 Outubro

O que é o TRAÇO’18

Evento temático sobre a Cultura do Desenho realizado  em Elvas  durante uma semana intensa de workshops e master classes com artistas conceituados e rodeada de inúmeras exposições de Desenho.

Tendo a sua génese num primeiro encontro nacional de Urban Sketching, rapidamente extravasámos a toda a Cultura do Desenho e para um festival de cariz internacional.

TRAÇO’18 tem vindo a crescer, aumentando a qualidade e número de visitantes (edição de 2016 e 2017 com mais de 7000 visitantes). Este crescimento significou a mudança de designação de festival de desenho de Elvas para festival de desenho do Alentejo. Esta edição decorrerá no Centro Histórico em Elvas.

 O TRAÇO’18 pretende mostrar o Desenho como uma forma Cultural de expressão que tem inúmeras valências artísticas e funcionais.
Está (ou deveria estar) sempre presente todos os dias através da visão (desde a publicidade à arquitectura, passando por cada objecto que nos passa pelas mãos). É instrumento poderoso de análise no cultivo da atenção do saber olhar e na melhoria da memória visual: Ver pelo desenho… reparar no que nos rodeia.
 A experiência do evento anterior revelou-se de muito sucesso ao nível dos workshops com jovens e população estudantil, complementado a formação nesta área curricular (nomeadamente nas disciplinas de Expressões Plásticas, Educação Visual do primeiro, segundo e terceiro ciclos), ajudando a colmatar a diminuição de horas lectivas nesta área curricular.

 Showreel da edição de 2017: https://www.youtube.com/watch?v=SYlc0yAbgKk&feature=share

 LOCAL, DATAS e APOIOS:

Vai desenrolar-se no centro histórico da cidade de Elvas  (classificada Património da Humanidade pela UNESCO), de  4 a 7 de Outubro, próximos.

Conta com o suporte do Município de Elvas, com a Entidade Regional do Turismo do Alentejo, a Direcção-Geral das Artes (DGartes) e a RTP.

 
 
 

Raia AIAR