Turismo do Alentejo divulga os primeiros dados do Observatório Regional no final de Março

Views: 666

O primeiro inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante/Turista do Observatório Regional de Turismo do Alentejo chegou ao terreno, com a realização de mil entrevistas em 14 localidades da região, nomeadamente Évora, Monsaraz, Vila Viçosa, Elvas, Beja, Mértola, Serpa, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Tróia, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e Alqueva.

Realizados de forma aleatória, os inquéritos incidem sobre quatro grandes categorias que permitem aferir o grau de satisfação e o perfil do turista que se desloca ao Alentejo, designadamente as motivações e expectativas dos visitantes, a satisfação com o destino, as características da reserva e da viagem e as características sócio-demográficas.

“A chegada ao terreno deste primeiro inquérito vem comprovar que o Observatório Regional de Turismo do Alentejo está em velocidade cruzeiro e que vai divulgar os primeiros dados aos aderentes do projecto já no final deste mês”, esclareceu o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

O mesmo responsável referiu ainda que “o projecto é fundamental para a monitorização da actividade turística do destino, pois através das sondagens vão ser fornecidos dados qualitativos e quantitativos aos parceiros públicos e privados que permitem um conhecimento mais concreto sobre quem visita a nossa região”.

Antes desta primeira aplicação efectiva foi feito um teste, entre o final de Outubro e o início Novembro, para verificar a eficácia do inquérito e se os locais propostos para a realização dos inquéritos são os mais indicados.

O inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante/Turista vai ser realizado duas vezes por ano nos mesmos locais, sempre nas épocas do Carnaval e Verão.

Com coordenação técnico-científica do CESTUR (Centro de Estudos de Turismo), o projecto tem ainda como parceiros o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora.

Recorde-se que o Observatório Regional de Turismo do Alentejo, lançado pela Turismo do Alentejo em Setembro de 2010, tem como propósito a produção e a disponibilização alargada de informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER – Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO.

Comments: 0