Turismo do Alentejo, ERT lança Projeto Parques Temáticos do Alentejo

Views: 765
Monte Selvagem

A Turismo do Alentejo, ERT lança hoje o projeto de Dinamização e Promoção Turística dos Parques Temáticos e polos de animação turística do Alentejo, e que irá envolver a Aldeia da Terra, Amieira Marina, Badoca Safari Park, Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, Fluviário de Mora e Monte Selvagem.

Criar e dinamizar um plano de promoção integrado que, a partir da estruturação de ofertas cruzadas, atraia mais visitantes aos parques e contribua para o crescimento turístico da região são alguns dos principais objetivos do projeto.

“O Alentejo continua a apostar numa estratégia diferenciadora de promoção da sua oferta turística ímpar. Acreditamos que este produto, destinado às crianças e às famílias, reforça a imagem do Alentejo enquanto destino de eleição para quem procura uma experiência de lazer única”, refere António Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo, ERT.

Com ofertas e localizações geográficas diferenciadas, os parceiros envolvidos englobam um leque complementar e ímpar em Portugal no campo do lazer e diversão. Em conjunto, Aldeia da Terra, Amieira Marina, Badoca Safari Park, Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, Fluviário de Mora e Monte Selvagem receberam já mais de 2 milhões de visitantes desde a sua criação.

Para isso foi desenvolvida uma identidade gráfica para o projeto que funciona como marca “umbrella” dos Parques Temáticos do Alentejo. O racional criativo inspirou-se na diversidade da oferta, criando uma ideia de circuito turístico integrado, materializado na figura numa bússola de linhas estilizadas e que remete para os Parques do ponto de vista cromático (i.e. tons quentes para savana, ou verdes e azuis para ambientes aquáticos). Plástica e versátil, a nova imagem é declinada em vários suportes, estando presente nos vários parques, brochuras e até numa Mascote especialmente criada para o efeito batizada de “Gilberto” em homenagem a William Gilbert, o inventor da bússola.

Tendo as crianças como principal público-alvo, foi desenvolvida uma ferramenta especialmente pensada para este target: uma Caderneta de Cromos. Este suporte, que encontra na mascote o seu narrador, combina um espaço para colorir e outro para colar os cromos mais emblemáticos de cada um destes locais. No final há uma surpresa para quem completar a Caderneta e este circuito, com uma oferta ligada ao universo desportivo.

Projeto com associação inédita aos “grandes” do futebol nacional: SLB, SCP, FCP e SC Braga

O novo projeto que agora arranca é pioneiro desde logo por estar associado aos grandes clubes de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto e SC Braga em torno da promoção destes polos de animação turística.

No âmbito desta parceria e, de forma a premiar os visitantes mais pequenos que completarem a Caderneta, está prevista a oferta de bilhetes* para assistirem aos jogos da sua equipa preferida na Liga Zon Sagres.

Estão também previstas vantagens para os sócios destes clubes que visitem os diferentes Parques e que, em alguns casos, passam pela entrada gratuita para os sócios mais novos, até 11 anos.

A assinalar o início da ação haverá mesmo uma ação de animação no Estádio da Luz, no início do jogo com o Marítimo, no dia 15 de dezembro, com a presença de Gilberto, a mascote do projeto e ofertas para os mais novos.

* Condições disponíveis em www.visitalentejo.pt . A oferta do bilhete de criança implica necessariamente a aquisição de bilhete para adulto.

Sobre os Parques

Apelidada de Aldeia mais caricata de Portugal, a Aldeia da Terra em Arraiolos é um local criado pelos barristas Tiago Cabeça e Magda Ventura onde figuras pitorescas e coloridas em terracota retratam o nosso País com muito humor. onde os visitantes, sejam eles adultos ou crianças, podem deixar a sua marca, criando uma nova personagem em barro.

Situado no Grande Lago Alqueva, a Amieira Marina é o destino ideal para os amantes da Natureza e das atividades desportivos, este é o local por excelência para experimentar as emoções de ser um marinheiro de água doce, mesmo sem qualquer experiência de navegação.

Com uma área de 90 hectares, o Badoca Safari Park, localizado em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, conta, atualmente, com cerca de 600 animais selvagens pertencentes a 75 espécies, em plena liberdade. A oferta global do parque destaca-se pelas várias infraestruturas lúdicas e pedagógicas, como o Parque dos Cangurus, o Lago dos Flamingos e Íbis, o Parque dos Cotais ou o Jardim das Aves.

Atoleiros 1384 é o Centro de Interpretação dedicado à Batalha de Atoleiros, que se travou a 6 de abril de 1384, muito perto da vila de Fronteira, numa grande operação militar liderada por Nuno Álvares Pereira contra o domínio castelhano. Destinado aos mais diversos públicos este equipamento pretende ser uma referência cultural nacional, e até mesmo internacional, na temática das batalhas medievais.

Situado nas imediações de Montemor-o-Novo, o Monte Selvagem é um local único no Alentejo onde todos os dias nascem animais tão especiais como jacarés, avestruzes, iaques ou macacos do Japão. Este Parque temático está totalmente vocacionado para ensinar aos mais novos a importância da conservação da Natureza enquanto se divertem e brincam.

Criado em 2007, o Fluviário de Mora é um equipamento único em Portugal que recria o universo aquático e aposta nas vertentes educativa e ambiental. O conjunto das exposições, visualizadas através de modelos vivos e dinâmicos destaca a importância da biodiversidade e da riqueza ecológica associada, bem como dos programas de conservação da natureza.