ULSLA comemora Dia Mundial da Alimentação nos cinco concelhos do Litoral Alentejano

Views: 509

medicosA Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) vai realizar hoje, e ao longo da semana, várias atividades comemorativas do Dia Mundial da Alimentação, nos cinco concelhos do Litoral Alentejano, envolvendo mais de um milhar de participantes.
A Equipa de Saúde Escolar de Alcácer do Sal comemora este dia com a comunidade escolar – pré-escolar e 7ºs anos de escolaridade – através de um jogo didático sobre alimentação saudável e um conto de uma história alusiva ao tema, e de uma reflexão sobre uma reportagem acerca da obesidade, respetivamente.

Em Grândola, e ao longo desta semana, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) “Serra e mar” da ULSLA vai distribuir junto dos 300 utentes do Centro de Saúde, nas salas de espera, folhetos com receitas de sopas saudáveis e informação alusiva ao tema “Comer bem é mais barato”. Esta iniciativa, que conta com o apoio do Voluntariado em saúde, inclui ainda a exposição de cartazes informativos de “10 boas razões para comer sopa”, o tema de sensibilização escolhido para este ano. A mesma UCC realiza hoje uma ação de educação para a saúde, integrada no projeto “Amadurecer em saúde”, para os alunos da Universidade Sénior de Grândola, com o objetivo de sensibilizar para a importância da sopa, os seus benefícios a vários níveis, sobretudo nos seniores, a faixa etária do grupo alvo, assim como a importância de escolhas saudáveis e económicas. Aos alunos do 9º ano da escola secundária António Inácio da Cruz, a Equipa de Saúde Escolar de Grândola vai dirigir uma ação de educação para a saúde sobre alimentação saudável e higiene alimentar, expondo os trabalhos realizados pelos alunos sobre leitura nutricional de rótulos, e aos alunos da EB1 de Grândola será apresentado o relançamento do projeto “A minha lancheira”.

A Equipa de Saúde Escolar de Santiago do Cacém vai promover a confeção de lanches saudáveis, num infantário e num jardim de infância, para oferecer aos pais dos alunos, e dinamizar atividades lúdico pedagógicas relacionadas com o tema. As temáticas da alimentação saudável e económica e a importância dos pequenos almoços também vão ser abordadas em ambiente escolar, por técnicos da Unidade de Saúde Pública e da UCC de Santiago do Cacém da ULSLA, nas EB2,3 Frei André da Veiga e Escola Primária de S. Bartolomeu.