ULSLA recebe equipamento de avaliação auditiva da PSA Sines
No Dia Mundial do Doente, que ontem se celebrou, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA, E.P.E.) recebeu da PSA Sines um equipamento de avaliação auditiva, no valor de cerca de 24 mil euros.
“Vivosonic Integrity 500” é o nome deste equipamento que permite o registo e análise da atividade eletrofisiológica do sistema auditivo desde o ouvido interno até ao tronco encefálico, de forma objetiva, segura e não invasiva.
O equipamento doado permite a realização de qualquer avaliação auditiva, sem ser necessária a participação ativa dos doentes, facto que se torna particularmente importante na avaliação de crianças pequenas (inclusive recém-nascidos) e pessoas com algum tipo de deficiência. Por se tratar de um equipamento de última geração, tem a vantagem adicional de dispensar a sedação dos doentes, ao contrário do que acontece com equipamentos menos sofisticados.
“Com este equipamento, e em casos de avaliação duvidosa que necessitam de seguimento, a consulta subsequente ao rastreio auditivo neonatal realizado nas maternidades, já pode ser feita no Hospital do Litoral Alentejano [sede da ULSLA]”, sublinha o pediatra da ULSLA, Fernando Simões.
O acompanhamento de pacientes que utilizam drogas ototóxicas, como a quiomioterapia, e o topodiagnóstico das deficiências auditivas sensorioneurais, em adultos, e a avaliação auditiva em recém nascidos de alto risco, são algumas das vantagens destacadas pelo médico otorrinolaringologista da ULSLA, Vítor Rebelo (consulte todas as vantagens em caixa).
Para a Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, Maria Joaquina Matos, “este equipamento, pela complexidade e abrangência clínicas que o caracterizam, permitirá aos nossos profissionais de saúde de Otorrinolaringologia e Pediatria prestar mais e melhores cuidados de saúde aos utentes desta região e atuar de forma mais eficaz na prevenção. Estamos muito gratos à PSA Sines por esta doação à ULSLA, E.P.E.”.
Segundo o Diretor Geral da PSA Sines, John Philips, “a PSA acredita que, para além da prossecução dos objetivos económicos, também temos um papel social a desempenhar nas comunidades em que estamos inseridos. Todos os anos a PSA apoia financeira ou logisticamente uma variedade de projetos. Apoiamos projetos que façam a diferença nos países em que operamos. O Integrity V500 é um equipamento que devido às suas características irá proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida dos utentes do Litoral Alentejano”.
A cerimónia de entrega contou com a presença do Diretor Geral e do Diretor Geral Adjunto da PSA Sines, John Philips e Manuel Creto, respetivamente.

