2ª Edição do Concurso de Design Projectar em Pedra Natural CEVALOR | VALORPEDRA

Views: 3415

Peça_Vencedora

O Concurso de Design Projectar em Pedra Natural vai distinguir quatro estudantes de Design Industrial ou de Produto de Universidades portuguesas. Os prémios serão entregues e apresentados no dia 8 de Maio, no decorrer da Tektónica, feira de construção e obras públicas (8/12 de Maio) a realizar na FIL, em Lisboa.

O Concurso de Design Projectar em Pedra Natural é uma actividade do Projecto Valorização da Pedra Natural, do Cluster da Pedra Natural, lançado a jovens estudantes de Design Industrial ou de Produto, das Universidades a nível Nacional, com o objectivo de criar um produto diferente, de carácter inovador, que seja funcional e que tenha valor comercial. O concurso foi dinamizado pelo CEVALOR com a colaboração da ANIET (Associação Nacional da Industria Extractiva e Transformadora) e do CPD (Centro Português de Design), contando também com o apoio de quatro empresas que fizeram parte do júri e estão a apoiar o designer/estudante na execução do protótipo/maquete: Dimpomar (Mármore); Granifinas (Granito); Sienave (Sienito) e Solancis (Calcário). O Concurso contou ainda com a participação no Júri dos Designers reconhecidos Sofia Águas e José Rui Marcelino.

Numa primeira fase foram recebidas 30 propostas, das quais foram seleccionadas dez. As 10 propostas que passaram à segunda fase foram levadas a júri em forma de maquete. Para escolher as três peças vencedoras, o júri baseou a sua avaliação nos seguintes critérios de selecção: “Inovação; Originalidade; Qualidade conceptual da solução (utilidade/versatilidade); e Viabilidade Produtiva”.

1º Prémio – Filipa Marques dos Santos, aluna da Universidade Lusíada do Porto, peça vencedora “LOLLIPOP”, contacto: 912 074 432;

2º Prémio – Ana Sofia Romão Marinho Pinto da Cruz e Margarida Sofia Roupeta Mira, alunas da Universidade Lusófona, peça “2CHAIR”;

3º Prémio – José Manuel Nunes Serra Guerreiro, aluno da Universidade de Évora, peça PEBBLE GRILL.

O design é uma das apostas da Pedra Natural portuguesa.

O GLOBAL STONE CONGRESS 2012 (Borba, 16-20 Julho) dedicará um dia ao design e arquitectura. Organizado pela Valor Pedra, o GLOBAL STONE CONGRESS 2012trará a Portugal os actores do sector da Pedra Natural. Trata-se de um congresso que se realizou pela primeira vez em 2005, iniciativa do Brasil, em Guarapari. O objectivo foi a criação de um fórum mundial de discussão e divulgação dos avanços científicos e tecnológicos no domínio da indústria da Pedra Natural. O sucesso do primeiro GLOBAL STONE CONGRESS, ditou a sua continuidade, sempre numa perspectiva global, contando já com 3 edições. A 2ª Edição foi realizada em Carrara, Itália (2008) e a 3ª Edição em Alicante – Espanha em 2010.

Comments: 0