Noticias

Apresentação do livro: “Um ano depois da Troika na Política da Saúde”

Dr. João Varandas e Professor Pedro Pita

Decorreu esta quarta-feira, 7 de Novembro, na Escola Superior Agrária de Elvas a apresentação do livro de Pedro Pita Barro  e João Varandas Fernandes  “Um ano depois da Troika na Política da Saúde”.

Os dois autores analisam de acordo com a sua experiência pessoal e profissional o contributo para o sistema de saúde das medidas implementadas no último ano acordadas entre a Troika e o Governo Português.

Os autores do livro ainda contaram com a colaboração e depoimentos de cerca de 20 responsáveis por diferentes unidades de saúde em Portugal.

João Varandas Fernandes, médico especialista em cirurgia ortopédica, antigo Diretor de urgências do Hospital de S. José e atual Diretor Clinico do Hospital de Cascais, referiu que o ambiente é propício à reforma, a comunidade médica tem desejos que as coisas mudem, tem desejo em ajudar, e que as medidas implementadas tragam benefícios para todos os cidadãos que precisam do sistema público de saúde.

Pedro Pita Barros, é Doutorado pela Universidade Nova e Professor Catedrático da Nova School of Business & Economics, adiantou que este livro é uma reflexão sobre o sistema de saúde, e que a mudança tem de ser feita nas organizações e não nos gabinetes dos ministros. Sobre a questão colocada de haver 2 autores que escreveram o mesmo livro e se teria havido consenso, respondeu: “ É uma combinação curiosa, temos de um lado um médico que opera, que trata pessoas e por outro lado um académico que está num mundo diferente, não teríamos que ter a mesma opinião, era sim importante que elas fossem claras , sustentadas e que promovam a discussão, portanto não houve preocupação do consenso”, afirmou.