Refer concede estação ferroviária de Borba ao Município

Views: 1113
Estação Comboios Borba

A REFER e o Município de Borba assinaram um contrato de concessão do direito de exploração do património edificado e terrenos adjacentes da Estação de Borba à autarquia. O contrato tem a duração de 20 anos, renovando-se por períodos sucessivos de cinco anos. A estação pertence ao Ramal Ferroviário de Vila Viçosa, e encontra-se sem qualquer função há vários anos, em virtude da desativação da linha.

O Município de Borba pretende requalificar os edifícios e terrenos adjacentes, com o objetivo de os dinamizar em termos turísticos e de lazer, enquanto infraestrutura de apoio à futura Ecopista do mesmo ramal, que se pretende vir a construir entre Vila Viçosa e Estremoz. As obras de requalificação, a cargo do Município, deverão ter início até janeiro de 2013 e estar concluídas em dezembro de 2014, e estão estimadas em 677 mil euros.

A Ecopista terá como principal objetivo o estabelecimento de um circuito ciclável e pedonal, de carater turístico, que promova a interligação entre núcleos urbanos a locais de interesse histórico-cultural, de interesse ecológico e ao património ferroviário edificado dos concelhos. Espera-se que venha a contribuir para promover o desenvolvimento integrado da região, promovendo o turismo, recreio e lazer ao ar livre, e incentivo à conservação da natureza e valorização dos sistemas naturais existentes.

Comments: 0