Évora: Consórcio liderado por Souto Moura ganha concurso para concepção de novo hospital
Évora– Um agrupamento liderado pelo arquitecto Souto Moura venceu o concurso internacional para a concepção dos projectos de arquitectura e técnico das várias especialidades para o novo Hospital Central de Évora, foi ontem anunciado.
A decisão foi divulgada pela administração do Hospital do Espírito Santo, de Évora, na sequência do processo de análise das cinco propostas finalistas.
O agrupamento vencedor do concurso é constituído por Souto Moura – Arquitectos, S.A., Pinearq S.L., Grupo JG Ingenieros Consultores de Proyectos S.A. e Manuel Abreu.
Após a assinatura do contrato, segundo o hospital, vai iniciar-se a elaboração do projecto final e a preparação do concurso para a empreitada.
A partir daquele momento, o vencedor terá 420 dias para entregar o projecto técnico, indicou o hospital que hoje decidiu a adjudicação ao concorrente vencedor durante uma reunião do conselho de administração.
Segundo o cronograma do empreendimento, estima-se a conclusão da construção do Novo Hospital Central de Évora até ao final de 2014, sendo o custo total estimado em cerca de 94 milhões de euros.
O Novo Hospital Central de Évora terá um edifício com uma área bruta de construção de 78.035 metros quadrados, sendo que o projecto prevê ainda 170.266 metros quadrados para espaços verdes e 1.605 lugares de estacionamento, com uma lotação variável entre 351 e 440 camas, sendo os quartos, na sua maioria, individuais.
SYM/MLM.
Lusa/Fim

