22.º Concurso da UE para Jovens Cientistas
Jovens inovadores invadem Lisboa de 24 a 29 de Setembro de 2010
A 22.ª edição do Concurso da UE para Jovens Cientistas terá lugar em Lisboa no Museu da Electricidade. Durante mais de 20 anos, o concurso tem reunido os jovens cérebros mais brilhantes da ciência europeia, sublinhando a importância da inovação e da investigação para as futuras gerações. Este ano foram seleccionados para a competição 85 projectos de 37 países.
Cerca de 130 estudantes talentosos da área científica com idades entre 14 e 21 anos vão competir para se tornarem os melhores jovens cientistas europeus de 2010. Irão apresentar os seus projectos, que cobrem um vasto leque de áreas científicas, a um prestigioso júri científico internacional, à imprensa internacional e ao público em geral na esperança de ganharem não apenas um prémio, mas o reconhecimento dos seus colegas.
A edição deste ano em Lisboa vai oferecer aos concorrentes não só a possibilidade de encontrarem e competirem com os melhores colegas a nível europeu e internacional, mas também de participarem num leque de actividades fantásticas organizadas na capital portuguesa. Irão visitar algumas das referências fundamentais da cultura portuguesa, incluindo o Oceanário e a cidade de Cascais, bem como vão participar em conferências com eminentes personalidades científicas.
O evento contará com a presença da Ministra da Educação, Isabel Alçada; do Secretário de Estado da Inovação, Carlos Zorrinho; do Prémio Nobel da Química em 2009, Ada Yonath; do Director do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, Nuno Ferrand; da Directora-Geral adjunta responsável pela área do Desenvolvimento do Espaço Europeu da Investigação da Comissão Europeia Anneli Pauli e da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Margarida Marques.
ANTECEDENTES DO CONCURSO
O Concurso da UE para Jovens Cientistas é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a estimular o interesse pelas ciências e a criar um dinamismo entre jovens estudantes de ciências para incentivar os talentos e motivar carreiras profissionais nos domínios das ciências e da tecnologia.
A fim de poderem concorrer a este prestigioso concurso, os estudantes deverão ganhar o primeiro prémio dos respectivos concursos científicos a nível nacional. Este evento anual constitui uma oportunidade para apresentar as realizações científicas dos estudantes e concorrer com os melhores colegas a nível europeu.

