Estudo científico demonstra que tetinas ortodônticas evitam risco de confusão mamilar

Views: 1490
  • O alternar entre a amamentação e o biberão com as tetinas ortodônticas evita a rejeição do peito materno ou que o bebé se esqueça da técnica de sucção.
  • Permite alcançar, no decorrer da sucção, um padrão de movimento natural muito semelhante ao processo de amamentação.
  • Respeita a forma da mandíbula e promove o saudável desenvolvimento oral do bebé
Foto: NUK

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Barcelona e conduzido pelo Dr. Ángel Moral Garcia, comprovou que as mães que alternam a alimentação dos seus bebés entre a amamentação e o biberão com tetinas ortodônticas NUK FIRST CHOICE evitam a rejeição do peito materno e o risco de confusão mamilar.

O estudo demonstrou que o facto de a tetina ser uma réplica do formato natural do mamilo materno durante a amamentação permite alcançar, no decorrer da sucção, um padrão de movimento natural muito semelhante ao processo de amamentação.

Publicado no reconhecido BMC Pediatrics, a investigação utilizou vários centros de preparação pré-parto onde observou o comportamento de ingestão de 362 crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 5 meses, durante 868 refeições, ao longo de dois anos. Os especialistas estudaram o comportamento de sucção dos bebés através de uma investigação aprofundada do processo de sucção e extracção de leite.

A amostra de bebés foi dividida em três grupos, um com amamentação materna, um com alimentação por biberão e por fim, um grupo que recebeu amamentação mista. Nos bebés deste último grupo, o número de movimentos de sucção e a duração dos intervalos por minuto foram sensivelmente os mesmos, independentemente de terem sido alimentados por biberão ou através de amamentação materna. Este factor deu origem a uma indicação científica em que a combinação da amamentação materna e a amamentação por biberão é possível, sem o bebé recusar o peito.

As tetinas da NUK encontram-se disponívelis em látex e silicone, em diferentes tamanhos para idades distintas e com diversos tamanhos de furo adaptados aos diferentes alimentos. A tetina NUK FIRST CHOICE e o biberão correspondente, que continuamente se submetem a vários tipos de testes, já receberam vários prémios de revistas internacionais de consumo.

Como funcionam as tetinas anatómicas: Tal como acontece com o método natural de amamentação parte achatada da tetina promove o alargamento da mandíbula, por a língua ser pressionada em ambos os lados.  O lado superior arredondado encaixa-se perfeitamente à forma do palato do bebé e a parte superior do lábio é mantido totalmente plana para permitir que os lábios cerrem como acontece no acto de sucção do mamilo.  As vantagens são duas: em primeiro lugar, o acto de sucção treina o movimento do maxilar inferior; em segundo lugar, a deglutição de ar é minimizada, contribuindo assim para evitar que o bebé sofra de desagradáveis dores de barriga.  O orificio na tetina é deliberadamente colocado na parte superior e não na ponta, isto mantém o alimento na boca durante mais tempo, permitindo-lhe ser suavizado com a saliva – um requisito essencial para uma digestão saudável.

A NUK: Com mais de 50 anos de experiência, a marca alemã NUK atinge padrões de excelência com produtos adaptados às necessidades da mãe e criança. A NUK é a líder de mercado no segmento de chupetas e biberões em muitos outros países do Mundo.

Comments: 0