Bloco de Esquerda em Campanha nos Assentos – Portalegre
No dia 28 de Fevereiro a Concelhia de Portalegre do Bloco de Esquerda visitou o Bairro dos Assentos no âmbito da campanha nacional de combate à austeridade e ao empobrecimento do país, assente nas principais propostas para a construção de uma alternativa urgente. Esta campanha com base numa petição à Assembleia da República pela desvinculação de Portugal ao Tratado Orçamental que foi assinado por vários governos europeus e impõe um agravamento da atual política de austeridade.
A sua aplicação implicaria novos cortes no orçamento de Estado ao longo de mais de vinte anos. É improvável que qualquer país consiga cumprir as regras do tratado. Mas este prevê castigos pesados, com multas graves e mais austeridade imposta pela Comissão Europeia. Com este tratado, Angela Merkel e a Comissão Europeia ganham ainda mais poder para punir os países e governá-los directamente, impondo novas reduções salariais, privatizações e cortes na saúde e educação.
Pretende-se solicitar à Assembleia da República a aprovação de resolução política para que o Estado Português inicie de imediato o processo da sua desvinculação do Tratado sobre a Estabilidade, Coordenação e Governação na União Económica e Monetária.
A manutenção deste compromisso, firmado pelo PS, PSD e CDS, é a certeza da continuação futura da política de austeridade. Com esta petição, o Bloco de Esquerda está na rua em ações de esclarecimento, pelo fim da austeridade e pela rejeição do Tratado Orçamental que ameaça eternizá-la.

