Agricultura: Avança obra de construção da Barragem de Veiros em Estremoz

Views: 406
Foto:Arquivo
Foto:Arquivo

A obra de construção da Barragem de Veiros, de “importância estratégica” para o concelho alentejano de Estremoz, já se iniciou, indicou hoje o presidente do município local, Luís Mourinha.

Em declarações à Agência Lusa, o autarca destacou a importância das obras para o concelho de Estremoz, nomeadamente por possibilitar a criação do perímetro de rega de Veiros e permitir reforçar o abastecimento público de água.

Luís Mourinha explicou que as obras, da responsabilidade do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas, iniciaram-se em terrenos municipais, visto que estava em curso o processo de expropriações necessárias à construção do empreendimento.

Segundo o autarca, atualmente está a ser efetuada a instalação do estaleiro da obra e a criação de acessos ao local onde vai ser construído o paredão da barragem.

O autarca considerou ainda importante que o Plano de Ordenamento da Albufeira de Veiros contemple a multifuncionalidade que deve estar associada a este tipo de empreendimento, nomeadamente a utilização da água para consumo público, potenciar o sistema de rega e rentabilizar este espaço para fins recreativos e turísticos.

Já referenciada no Plano de Valorização do Alentejo desenvolvido nos anos 50 do século XX, a construção da barragem, segundo o Ministério da Agricultura, decorre da necessidade de contrariar as adversas condições climáticas que tornam aquela região carenciada de recursos hídricos.

A albufeira a criar pela barragem vai permitir o armazenamento de água para futura utilização no regadio de uma área de 1 114 hectares de solos de boa qualidade, localizados na freguesia de Veiros (Estremoz) e no concelho de Monforte, atualmente objeto de uma agricultura marcadamente de sequeiro e pouco rentável.

A obra, considerada uma “velha aspiração” da população local, representa o maior investimento que vai ser efetuado naquela freguesia do concelho de Estremoz, com comparticipação de fundos da União Europeia.

A Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros, constituída em maio de 2009, engloba cerca de 40 associados e o plano de rega da Barragem de Veiros prevê beneficiar cerca de 60 agricultores dos concelhos de Estremoz e Monforte.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0