Agrupamento de Escolas do Crato na rota da internacionalização

Views: 431

Apresentação de boas-práticas de projeto europeu no Alto Alentejo

Artigo assinado por Adélia Palma – Coordenadora de Projetos Europeus (Agrupamento de Escolas do Crato)

O Agrupamento de Escolas do Crato irá participar num projeto europeu de ensino a distância, que tem por objetivo reduzir o impacte dos efeitos do “digital” e que se crê poder vir a ser uma mais valia para toda a comunidade educativa. Tem o nome de ITEACH e será financiado pelo programa ERASMUS+ (KA226).

Este projeto, cujo coordenador internacional é o professor David Barquilla do Instituto de Educación Secundaria Lucía de Medrano de Salamanca tem o nome de ITEACH e contará com a participação de escolas de 5 países europeus: Espanha, Itália, Holanda, Reino Unido e Portugal.

As características do trabalho que se pretende efetuar têm, sobretudo, a ver com a resposta a dar à situação do ensino a distância resultante do panorama de pandemia que vivemos. A partir de uma necessidade concreta, de imediato se entendeu a importância de rentabilizar as ferramentas educativas que a net nos disponibiliza.  Uma vez mais, parafraseando o poeta, “A necessidade aguça o engenho” e, aproveitando uma convocatória extraordinária do Servicio Español para la Internacionalzación  de la Educatión (SEPIE), aceitámos o convite da nossa (já) escola parceira noutro projeto europeu com intercâmbio de alunos para integrar este, desta feita com a finalidade de abordar algumas questões decorrentes da situação pandémica, com a intenção de mitigar os seus efeitos.

No desenvolvimento deste projeto, podemos estabelecer duas vertentes: uma, dedicada aos professores e à sua formação interpares e em contexto, com troca de experiências entre os professores dos diferentes países. A outra, e em resultado da primeira, destinada aos alunos e à prática letiva com recurso a diferentes métodos e ferramentas digitais.

Cremos, assim, poder contribuir para que a Educação seja, efetivamente, uma prioridade dos desígnios da Europa.

Adélia Palma – Coordenadora de Projetos Europeus

Agrupamento de Escolas do Crato

Para saber mais sobre o Programa Erasmus e como pode a sua entidade participar, clique aqui: https://www.erasmusmais.pt/

Outras informações sobre a UE:

Rede EUROPE DIRECT da Comissão Europeia

Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo do Instituto Politécnico de Portalegre

Tel. 268 626511; E-mail: europedirect@ipportalegre.pt