Ano Europeu do Património Cultural 2018

Views: 1104

Já começaram as celebrações do Ano Europeu do Património Cultural 2018!

O Ano Europeu do Património Cultural vai dar destaque à riqueza do património cultural da Europa, salientando o seu papel na promoção de um sentimento partilhado de identidade e na construção do futuro da Europa.

O objetivo do Ano Europeu do Património Cultural é sensibilizar para a importância social e económica do património cultural. Milhares de iniciativas e eventos em toda a Europa darão a possibilidade de envolver cidadãos de todas as origens. O objetivo é alcançar um público tão vasto quanto possível, em particular as crianças e os jovens, as comunidades locais e as pessoas que raramente têm contacto com a cultura, a fim de promover um sentimento comum de apropriação.

Projetos e iniciativas implementados nos Estados-Membros da UE, nos municípios e regiões serão complementados por projetos transnacionais financiados pela UE.

Contexto

Dos sítios arqueológicos à arquitetura contemporânea, dos castelos medievais às tradições folclóricas e às artes, o património cultural da Europa está no âmago da memória e da identidade coletivas dos cidadãos europeus. Além disso, o património cultural é uma fonte de crescimento e de emprego nos municípios e regiões da Europa e é fundamental para o intercâmbio com o resto do mundo. 7,8 milhões de postos de trabalho na UE estão indiretamente ligados ao património (por exemplo, no setor do turismo, da interpretação e da segurança). Mais de 300 000 pessoas trabalham no setor do património cultural da UE, representando a Europa, enquanto região, quase metade da Lista do Património Mundial da UNESCO, graças aos seus 453 sítios inscritos.

Foi por isso, e também porque alguns dos tesouros do património cultural estão atualmente ameaçados ou a ser destruídos deliberadamente em zonas de conflito, que a Comissão considerou que o património cultural merecia um ano europeu em 2018. A Decisão do Conselho e do Parlamento Europeu no sentido de designar 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural foi adotada em 17 de maio de 2017.

Mais informações

Sobre o Ano Europeu | Organização de atividades locais

Outras informações sobre a UE:

Rede EUROPE DIRECT da Comissão Europeia

Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo do Instituto Politécnico de Portalegre

Tel. 268 626511; E-mail: europedirect@esaelvas.pt

– contacte o serviço Europe Direct

– ligue para o 00 800 6 7 8 9 10 11 (número verde)