Elvas: Governo promete encontrar uma solução para o património militar degradado da cidade

Views: 613

elvas_2A autarquia de Elvas obteve hoje a garantia do Ministério da Defesa de que irá ser encontrada uma solução para a recuperação do património militar existente no município, que se encontra em fase avançada de degradação.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão, esteve reunido esta tarde em Lisboa com o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, com o intuito de discutir a situação do património militar desativado naquela cidade e fazer o ponto da situação da candidatura das fortificações de Elvas a património mundial.

Na agenda da reunião esteve também a derrocada do passado sábado em seis habitações, propriedade do Ministério da Defesa, que desalojou seis famílias.

À saída da reunião, José Rondão revelou-se confiante numa rápida resolução do problema e considerou que “as famílias que foram realojadas estão agora a viver em melhores condições” do que aquelas em que viviam anteriormente.

“A reunião correu extremamente bem e o senhor ministro mostrou grande sensibilidade. Estou convencido de que irão ser encontradas soluções para todas as questões que apresentamos”, apontou.

O autarca socialista explicou que grande parte das soluções irá surgir através da intervenção do programa Polis, avaliado em 8 milhões de euros.

Relativamente ao património militar degradado, José Rondão referiu que a autarquia e o Governo irão “procurar uma solução técnica”.

José Rondão adiantou ainda que o processo de candidatura das fortificações de Elvas a património mundial está numa fase bastante adiantada, encontrando-se neste momento em Paris à espera de uma apreciação da UNESCO (agência das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura).

FYS.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0