Apresentação em Lisboa da plataforma Etnographics.com, dedicada ao património imaterial de Portugal e Espanha

Views: 363
  • A biblioteca digital inclui registos da transformação da cortiça e do café no Alentejo

Sobreiros - Arvore da Cortiça

A Associação Extrema Colectivo de Cultura e Imagem, com sede em Cáceres (Espanha), apresentará em Lisboa a 19 de Abril, às 18:30 horas, a plataforma Etnographics.com, uma biblioteca digital que reúne conteúdos audiovisuais do património imaterial de várias regiões de Portugal e Espanha. O objetivo do projecto, que se encontra na segunda fase de execução, é implementar uma plataforma de gestão e distribuição de “clips” ou registos documentais de tipo etnográfico sobre tradições, festas, musicologia e entrevistas de vida, realizados a ambos lados da fronteira hispano-portuguesa. Os promotores da Etnographis.com registaram gravações em vídeo de alta definição (HD) relacionadas com festas e costumes populares em vários municípios do Alentejo e da Extremadura, ofícios tradicionais, como a transformação da cortiça e do café em Portugal, a cultura fluvial na zona do Guadiana internacional, os montados, a transumância, a matança do porco, a colheita de mel ou o artesanato em madeira, entre outros assuntos. De facto, um dos propósitos do projecto é criar uma rede de intercâmbio de conteúdos entre Portugal e Espanha.

O realizador e produtor Alberto Durán, membro da Extrema Colectivo, fará a apresentação de uma plataforma que põe o património imaterial do sudoeste europeu ao serviço dos cidadãos e que pretende ser uma ferramenta útil para as universidades, as instituições, os investigadores e os particulares interessados nas questões etnográficas, antropológicas e culturais.

A sessão de 19 de abril servirá também para dar a conhecer o Festival Internacional de Cinema Documental e Cooperação da Extremadura (EXTREMA´doc), que se realizará no outono e que espera aumentar a presença de documentários portugueses na sua oitava edição.

Para mais informação: www.etnographics.com

Comments: 0