Atletismo: Barcelona2010 – Doze portugueses já têm mínimos

Views: 922

naide_gomesDoze atletas portugueses já cumpriram os mínimos da FPA para os Europeus de atletismo, hoje divulgados, mas esse número subiria para mais do dobro se fossem contabilizados as marcas consideradas pela Associação Europeia (EAA), menos exigente.

A principal competição da época será o Europeu, entre 26 de Julho e 01 de Agosto, em Barcelona, e são já 12 os atletas portugueses que alcançaram os mínimos fixados, que começaram a contar a 15 de Agosto passado, data do início do Mundial de Berlim, excepto para os maratonistas e marchadores (50 km), cujo prazo se iniciou no início do ano.

Nelson Évora (triplo), Marco Fortes (peso), João Vieira (20 km marcha), Sara Moreira (5000 m e 3000 m obstáculos), Ana Dias (10000 m – e maratona, em Veneza), Jessica Augusto (3000 m obstáculos), Naide Gomes (comprimento) e os maratonistas José Moreira, Luís Feiteira, Fernando Silva e Marisa Barros são 11 dos atletas que, em Berlim, cumpriram os mínimos.

O outro nome dessa lista será Inês Monteiro ou Ana Dulce Félix, nos 10.000 metros.

Aparentemente ambas fizeram folgadamente marca em Berlim2009, só que a organização decidiu não considerar para fins estatísticos as marcas de cerca de metade das participantes no Mundial.

Nesse grupo estaria Inês Monteiro, segundo a listagem estatística da IAAF, mas tudo aponta, incluindo declarações das atletas, para que seja mais uma “confusão” da federação internacional e que a penalizada seja mesmo Dulce Félix.

De qualquer forma, o seleccionar nacional reserva-se o direito de poder seleccionar atletas que tenham somente os mínimos internacionais – como já fez para Berlim2009 -, o que permite ultrapassar essa situação, com as marcas que as portuguesas obtiveram na Taça do Mundo de 10.000 metros, na Ribeira Brava.

Com os mínimos internacionais contados a partir do início do ano, há já 26 atletas com marca e vários outros se apresentam muito próximo do objectivo, pelo que a delegação deverá ultrapassar as três dezenas.

Todos eles deverão demonstrar um bom estado de forma em data próxima do Europeu, nomeadamente no Campeonato de Portugal, a realizar duas semanas antes.

A FPA divulgou hoje igualmente os critérios de selecção para outras 13 competições internacionais a realizar ao longo de 2010, em corta-mato, estrada, pista coberta, ar livre e montanha.

Mais restrito é o acesso ao Campeonato do Mundo de pista coberta, a realizar em Doha (Qatar), de 12 a 14 de Março. Pelas marcas da época passada, apenas Jessica Augusto, Sara Moreira, Inês Monteiro (todas nos 3000m), Naide Gomes (comprimento), Rui Silva (1500 m), Nelson Évora (triplo) e Marco Fortes (peso) teriam acesso à competição.

Outro ponto alto da época será o Campeonato da Europa de Selecções, no qual Portugal participará na I Liga, em Budapeste, a 19 e 20 de Junho, duas semanas depois do Campeonato Ibero-Americano, este ano a realizar em San Fernando (Espanha).

Para além das competições tradicionais, realizar-se-ão em 2010 os I Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura (14 a 26 de Agosto), para atletas juvenis, com uma fase europeia de qualificação em Moscovo, de 21 a 23 de Maio.

FB.

Lusa/Fim.

Comments: 0