Autárquicas/Estremoz: Duas freguesias do concelho votam domingo em plenário de cidadãos

Views: 761

estremozEstremoz, Évora, 14 Out (Lusa) – Os presidentes das juntas de freguesia de São Bento de Ana Loura e Santo Estêvão (Estremoz) vão ser eleitos domingo em plenário de cidadãos, por estas povoações terem menos de 150 eleitores, disse hoje fonte do município.

São Bento de Ana Loura é a freguesia com menos eleitores do país, apenas 33, e provavelmente a que tem menos população na União Europeia, cerca de 50 pessoas.

Os eleitores inscritos naquelas freguesias votaram a 11 de Outubro apenas para a Câmara e Assembleia Municipal de Estremoz.

Nas freguesias com 150 eleitores ou menos a eleição para a assembleia de freguesia é substituída por um plenário de cidadãos eleitores.

A regra – o voto em urna – é a mesma e o plenário só pode “deliberar validamente” se estiverem presentes pelo menos dez por cento dos eleitores, de acordo com a lei de competências e regime jurídico do funcionamento dos municípios e freguesias.

Os candidatos à presidência da Junta apresentam-se durante o plenário apoiados por forças políticas, ou como independentes.

A presidente da Junta de Freguesia de São Bento de Ana Loura, Telma Russo, eleita, há quatro anos, em plenário de cidadãos numa lista apoiada pela CDU, disse hoje à agência Lusa que só no domingo decidirá se vai recandidatar-se a um terceiro mandato.

Telma Russo, 40 anos, empregada de escritório, é militante do PCP.

Na Freguesia de Santo Estêvão, com apenas 93 eleitores, e uma população de cerca de 150 pessoas, o presidente da Junta, Mariano Dias, eleito em plenário de cidadãos, como independente, disse à agência Lusa que vai recandidatar-se ao cargo.

Mariano Dias, 43 anos, empresário, conta desta vez com o apoio do Movimento Independente por Estremoz (MIETZ).

O autarca integrou também a lista do MIETZ, surgindo em quarto lugar para a Câmara Municipal de Estremoz, nas eleições autárquicas de 11 de Outubro.

O MIETZ, que concorreu à Câmara Municipal de Estremoz, liderado por Luís Mourinha, antigo presidente da autarquia, venceu as eleições autárquicas, destronando o socialista José Alberto Fateixa.

Em vários distritos do país existem 118 freguesias com 150 ou menos eleitores recenseados, cuja votação para a Assembleia de Freguesia é realizada em plenário da população.

TCA.

Lusa/Fim

Comments: 0