Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal com 194 pilotos em competição

Views: 161

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se de 1 a 3 de outubro em Reguengos de Monsaraz. 194 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Esta é a trigésima terceira edição da segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das maiores manifestações desportivas realizadas no Alentejo, juntando anualmente milhares de pessoas durante o prólogo e nos setores seletivos da competição. A baja vai ser disputada por 45 pilotos em automóveis, 61 em motos, 22 em quads e 66 em ssv.

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal é a terceira etapa do nacional de automóveis e a quarta do calendário de motos, quads e ssv. A baja é candidata à FIA Bajas European Cup e vai pontuar para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48 da FPAK e para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da FMP, mas também para a Taça de Portugal de TT, para a Taça Ibérica TT de Autos, para o Campeonato FIM Europa e para o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva.

Na sexta-feira, dia 1 de outubro, pelas 15h, tem início o prólogo de 5,5 quilómetros para todas as viaturas na Herdade das Areias. As partidas para os setores seletivos acontecem na Estrada Nacional 256 próximo da rotunda de entrada em Reguengos de Monsaraz.

No sábado, às 8h, começam a partir os automóveis para o primeiro setor seletivo com 145 quilómetros de extensão e pelas 11h tem início a prova para as motos, quads e SSV. Durante a tarde, às 16h, os automóveis realizam o segundo setor seletivo com 50 quilómetros de percurso.

No domingo, dia 3 de outubro, com início às 8h, as motos, quads e SSV vão competir neste segundo setor seletivo e a partir das 13h os automóveis vão fazer o terceiro setor seletivo com 145 quilómetros de extensão.

Nesta 33.ª edição Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal será apresentado o T3EV, um protótipo totalmente elétrico da classe SSV T3, desenvolvido para competir em campeonatos offroad e ajudar na promoção de corridas mais sustentáveis. O T3EV fará a sua primeira demonstração pública no prólogo da baja e poderá ser testado por alguns pilotos.

Na tarde de domingo decorre a entrega dos prémios e para além dos troféus, os vencedores das classificações gerais vão também receber vouchers com estadias em algumas unidades hoteleiras da região. Tal como na edição anterior, este ano a baja terá uma componente solidária com uma parte do valor das inscrições a reverter para a compra de uma ambulância tipo VDTD para os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.