Balonismo: Taça Ibérica e festival internacional de balões de ar quente enchem céus do Alentejo

Views: 1011

O 12º Festival Internacional de Balões de Ar Quente e a primeira Taça Ibérica de Balonismo decorrem esta semana com cerca de 50 pilotos e respectivas tripulações, na maioria estrangeiros, a voar pelos céus do Alto Alentejo.
Os concelhos de Alter do Chão e de Fronteira, em Portalegre, recebem os 50 balões de ar quente durante uma semana com dois voos diários programados, de manhã e à tarde, disse o organizador do evento, Sandro Camarate.

    Os balonistas, na sua maioria estrangeiros de três continentes – Europa, África e América – terão várias provas ao longo de toda a semana do evento, com aterragens de precisão, em que os balões tentam chegar a terra num determinado alvo, distância percorrida e diversas provas de perícia.

    A primeira Taça Ibérica, em que participam 16 pilotos e tripulações, do total de 50 balões do festival, começa na quarta-feira e termina no sábado com a distribuição de prémios em Portalegre.

    A Taça Ibérica será realizada pela primeira vez e em Portugal, com saída de Alter do Chão, e de acordo com as normas da Federação Aeronáutica Internacional em colaboração com a Federação Espanhola de Balonismo, disse ainda o organizador.

    Ao longo da semana do festival a organização convidou as crianças em idade escolar, dos concelhos limítrofes, para baptismos de voo, sendo a primeira vez que muitos miúdos experimentarão a sensação de voar num balão de ar quente.

    O festival internacional começa às 07:00 da manhã de segunda-feira, em Alter do Chão, com o primeiro voo marcado para as 10:00, em que os 50 balões largam sequencialmente, com novo voo marcado para as 15:00, concluiu Sandro Camarate.

   

    MPC.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0