Basquetebol: Campeonato Regional de Sub-18 Masculinos | Final Four (1/2 final)

Views: 685

basquete-o-elvas-sub18Comunicado: Secção de Basquetebol d’”O Elvas” CAD

sábado, 23/01/2016

Campeonato Regional de Sub-18 Masculinos | Final Four (1/2 final)

Atlético SC/BVRM – 72

“O Elvas” CAD – 56

Mau terceiro período ditou a derrota

Primeiro contra quarto da fase regular enfrentaram-se na primeira meia final da Final Four. Poderia pensar-se e pelos resultados da fase regular, que seria um “passeio” para os de Reguengos de Monsaraz, mas não foi assim. “O Elvas” fez um jogo brilhante, em especial na primeira parte, porque acreditou poder lutar de igual para igual frente a um forte adversário. O jogo esteve muito equilibrado nos dois primeiros períodos, com os da casa a tentarem distanciar-se no marcador, só que pela frente tiveram um adversário que acreditou poder fazer um bom jogo. “O Elvas” foi paciente, teve critério no ataque, conseguindo sempre encontrar o jogador livre para lançar ao cesto, e em defesa a equipa não permitiu que o Atlético tivesse lançamentos cómodos e foi mais forte na luta pelo ressalto defensivo. O primeiro parcial de 16-15 foi o espelho do que se passava no campo. Nos segundos dez minutos o equilíbrio manteve-se, com a diferença de que as equipas estiveram um pouco mais acertadas em ataque. Parcial de 21-20 para se chegar ao intervalo com um 37-35 que para alguns era uma surpresa, mas não para quem assistiu.

O terceiro período foi o que decidiu o jogo. O Atlético entrou disposto a distanciar-se no electrónico e conseguiu o seu propósito com muita intensidade defensiva. O ataque elvense não teve lançamentos fáceis e perdeu muitas bolas, para contra ataques concretizados dos da casa. Foi assim que o parcial de 23-10 praticamente sentenciou o jogo. Nos últimos dez minutos voltou o equilíbrio e o desacerto no lançamento pelas duas equipas. O Atlético controlou o jogo e “O Elvas” não foi capaz de anular a desvantagem. Parcial de 12-11 para fechar o jogo com a vitória do Atlético por 16 pontos. Apesar da derrota “O Elvas” teve uma exibição meritória, com os seus jogadores a confirmarem que a equipa pode fazer muito mais.

 

domingo, 24/01/2016

Campeonato Regional de Sub-18 Masculinos | Final Four (3º/4º lugares)

“O Elvas” CAD – 63

Eléctrico FC – 56

Vitória para garantir o podium

A equipa de Tiago Oliveira encarou esta partida com o firme propósito de conseguir chegar ao podium, e mostrar que o bom jogo do dia anterior não foi uma simples casualidade. Assim foi já que “O Elvas” começou o jogo “a todo o gás”. Defesa com muita intensidade e mais uma vez critério em ataque, permitiram aos elvenses conseguir uma pequena vantagem no final do primeiro período de 15-8. O Eléctrico equilibrou o jogo no segundo período, mas “O Elvas” não permitiu qualquer recuperação no marcador, tendo mesmo dilatado a vantagem. Parcial de 16-14 e ao intervalo “O Elvas” estava na frente por 31-22.

O terceiro período voltou a ser “a cruz” da equipa elvense, pois em ataque teve sem dúvida a sua pior fase, permitindo ao Eléctrico a reviravolta no marcador. Maus lançamentos, demasiadas perdas de posse de bola sem uma boa recuperação defensiva, com o Eléctrico a ter o melhor período em ataque. Parcial de 9-19 para os da Ponte de Sor, chegando à liderança no marcador por 38-41 no arranque dos últimos dez minutos. Puxão de orelhas do técnico Tiago Oliveira para que “O Elvas” voltasse a fazer o que fez na primeira parte. Surtiu efeito, pois os elvenses tiveram o seu melhor período em ataque, voltando a equipa a mostrar vontade de ganhar o jogo, a colocar mais intensidade e desta forma a conseguir dar a volta ao marcador, para uma vitória justa na confirmação de que “O Elvas” está capacitado para lutar pela vitória em todos os jogos.

 

Secção de Basquetebol d’”O Elvas” CAD