Borba/Alentejo: Borba quer valorizar queijo do concelho durante a quadra da Páscoa

Views: 715

queijoBorba, Évora – O queijo produzido no concelho alentejano de Borba (Évora) vai estar em destaque durante a quadra da Páscoa, num certame que arranca sexta feira para valorizar um dos principais produtos da região.

Vendido um pouco por todo o país e exportado em pequenas quantidades para vários destinos, o queijo de Borba constitui uma das atividades económicas mais importantes daquela região do Alentejo.

Os produtores de Borba estão integrados na região do Queijo de Évora e algumas empresas locais cumprem os requisitos necessários para obterem um produto certificado com Denominação de Origem Protegida.

A décima segunda edição da Feira do Queijo, aberta até domingo, vai decorrer na povoação de Rio de Moinhos, Borba, contando com 50 expositores, entre os quais doze produtores de queijo do concelho, onde existem cerca de 20 queijarias.

Naquele concelho alentejano é produzido queijo de qualidade e a maioria dos produtores está instalada na freguesia de Rio de Moinhos, o principal centro produtor de queijo da zona.

O queijo produzido no concelho de Borba, para além de ser vendido um pouco por todo o país, é exportado em pequenas quantidades para França, Brasil e Espanha, segundo os produtores.

Além do fabrico de queijo, a feira apresenta também outros produtos, como o vinho, pão, azeite, enchidos, mel, compotas e a doçaria regional.

Em declarações à Agência Lusa, o vereador do município local, Humberto Ratado, afirmou que o certame pretende “promover o queijo do concelho e dinamizar a freguesia de Rio de Moinhos, fazendo mexer a micro economia local”.

“Contamos também receber no certame muitas pessoas de outras regiões do país e da vizinha Espanha, que neste período visitam o Alentejo”, salientou o autarca.

Além da exposição e venda de queijo de ovelha e de queijo de mistura, a feira inclui um programa de atividades paralelas, entre as quais espetáculos musicais e provas desportivas.

Uma prova gastronómica, pelos cafés e restaurantes de Rio de Moinhos, e a demonstração de atividades tradicionais ligadas ao pastoreio e fabrico de queijo são outros dos atrativos do evento.

O vereador Humberto Ratado salientou também que os visitantes vão poder “deliciar-se”, na edição deste ano do certame, com provas gastronómicas com queijo, nomeadamente, sopa de beldroegas, saladas, tostas, semi-frio de queijo e queijadas.

O certame é promovido pela Câmara Municipal de Borba, Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e Associação para o Mundo Rural e Produtos Tradicionais Entre Guadiana e Serra d´Ossa-Aqua d´Ossa.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0