Breves do Alentejo

Views: 887

Notícias breves da região Sul:

    
Riscos da Internet para crianças e jovens debatidos em Alcácer do Sal

    Os riscos da Internet para crianças e jovens vão ser debatidos sábado em Alcácer do Sal durante o quarto encontro “Conversando sobre”, informou hoje o município local.

    O debate sobre os riscos online para crianças e jovens e como famílias e escolas os podem minimizar está marcado para as 15:00 no auditório municipal da cidade.

    A iniciativa conta com a presença de Tito Morais, fundador do projecto www.MiúdosSegurosna.net, um site que pretende ajudar pais, encarregados de educação, educadores e comunidade em geral a promover a segurança online de crianças e jovens, permitindo-lhes tirar o máximo partido da Internet e de outras tecnologias.

    MLM.

   

    População de Santiago do Cacém ouvida na preparação do orçamento municipal

   

    A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai iniciar segunda-feira um novo ciclo de reuniões com a população, no âmbito do processo do Orçamento Participado.

    O Orçamento Participado visa, segundo a autarquia, promover a participação directa dos munícipes no processo de elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2009.

    Com este ciclo de reuniões, o principal objectivo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém é envolver a população e reflectir sobre as Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipais.

    MLM.

   

    Carta de foral de Grândola  foi atribuída em 1544   

 

    Grândola comemora quarta-feira 464 anos da atribuição da carta de foral ao município, no mesmo dia em que vão ser entregues 28 medalhas de mérito municipal.

    A entrega de prémios vai decorrer numa sessão solene comemorativa, onde se vão distinguir pessoas da terra que se destacaram nas áreas cultural, social, desportiva, política, entre outras.

    A Câmara Municipal de Grândola instituiu a atribuição de medalhas honoríficas com o objectivo de distinguir personalidades e instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que tenham prestado contributos relevantes ao município nos múltiplos campos de actividade ou que, pelo seu valor, prestígio, cargos ou acção de excepcional relevância, se considere serem merecedores de tal distinção.

    MLM.

   

    Exposição “Do Grão ao Pão” em Grândola

   

    A Biblioteca Municipal de Grândola vai apresentar, a partir de sexta-feira, a exposição “Do Grão ao Pão”, que representa o culminar de uma investigação relativa à cerealicultura, aos sistemas moageiros e ao processo de panificação tradicional.

    O território que constitui o concelho de Grândola foi largamente cultivado, do ponto de vista cerealífero, ao longo dos séculos.

    O cereal panificável, depois de colhido e armazenado, era conduzido ao moinho, onde o moleiro se encarregava de o reduzir a farinha. O pão era, tradicionalmente, preparado e cozido em casa, em forno a lenha. Depois de cozido, era acondicionado em arcas de castanho.

    MLM.

   

    BEJA

    Município de Odemira prepara recepção aos professores

   

    A habitual Festa de Recepção ao Professor em Odemira está marcada para 30 de Outubro com o objectivo de dar as boas-vindas aos profissionais do ensino que trabalham no concelho.

    O município, que endereçou convite a cerca de 450 professores, pretende com a festa estabelecer uma “maior proximidade” entre as escolas e as autarquias.

    MLM.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0